TURISTAS QUE VISITAM O PORTO E NORTE PARTILHAM CADA VEZ MAIS NA INTERNET
2017-12-05

Estudo do IPDT revela ainda que os turistas que visitaram a região gastaram, em média, mais 51 euros que em 2016

O IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal durante o Verão IATA (abril a outubro de 2017). As conclusões mostram que o valor do consumo médio por estada fixa-se agora nos 1005 euros. Trata-se de um aumento de 51 euros comparativamente ao gasto apurado em igual período de 2016. A estada média diminuiu de 7,19 para 6,37 noites, fixando-se o consumo médio por pessoa e noite em 89 euros, mais 10 euros que no período homólogo anterior.

Em alta está também a satisfação com a visita ao destino, que aumentou de 6,2 pontos para 6,4 pontos face ao mesmo período de 2016. A intenção de recomendar também subiu para os 6,44 pontos, numa escala de 1 a 7.

Partilhas nas redes sociais ganham preponderância

A partilha de informação na internet tem ganho relevo nos segmentos em turismo, em particular nos turistas que viajam em lazer. O indicador aumentou de 41 por cento em 2016 para 58 por cento em 2017, sendo as fotografias os conteúdos que geram mais partilhas.

O estudo revela ainda que 3 em cada 10 turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal, no segmento em lazer, têm na gastronomia e vinhos o principal motivo para a escolha do destino, um acréscimo de 8 pontos percentuais face ao registo do ano anterior.

Analisando o perfil deste visitante, verifica-se que 43 por cento têm idades situadas entre os 31 e os 50 anos, sendo a maioria (59 por cento) trabalhadores por conta de outrem, com habilitações literárias ao nível do ensino superior ou acima (56 por cento). Os turistas apresentam um rendimento médio mensal de 3300 euros.