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Ao longo das últimas décadas o setor do turismo tem passado por uma transformação impulsionada pelo avanço tecnológico. A digitalização e as novas ferramentas disponíveis têm provocado mudanças na indústria e no comportamento dos consumidores. Um exemplo dessa evolução digital são as plataformas de planeamento e reserva online.

Longe vão os tempos em que os turistas viajavam com várias malas, mapas, bilhetes, fotocopias de reservas de alojamento, máquinas fotográficas, e aparelhos de gps. O turista de hoje viaja com menos coisas, uma vez que o seu telemóvel reúne todas as informações e as ferramentas necessárias para a viagem.

O telemóvel tornou-se assim a principal ferramenta da viagem do turista, que o utiliza para se orientar nos destinos, captar fotografias, partilhar a sua experiência nos canais digitais, comprar bilhetes, ler ementas, traduzir informação turística, procurar sugestões de visita e, naturalmente, comunicar. É a partir do telemóvel que a experiência do turista se desenvolve, por isso é crucial que os destinos e as empresas considerem este comportamento e se adaptem a ele.

Segundo um estudo de 2020 do IPDT, noventa por cento dos turistas nacionais utilizam aplicações móveis para se orientarem nos destinos, sendo o Google Maps a mais utilizada. O mesmo estudo revelou que, em contrapartida, apenas 40 por cento dos turistas portugueses recorrem a mapas físicos do destino. Um resultado que vai ao encontro da crescente digitalização da informação disponível.

O papel das plataformas online no turismo

O modelo do turismo de massas é cada vez menos utilizado, abrindo espaço à valorização das preferências e gostos individuais de cada visitante. Nesta mudança de paradigma as plataformas online assumem um papel essencial, simplificando a vida do turista e tornando a experiência turística mais personalizada e única.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pela Travelport, cerca de 69% dos turistas utilizam, regularmente, aplicações de viagem, reconhecendo a facilidade e a rapidez destas na resolução das suas necessidades. Atualmente, mais de 65% das pessoas utilizam os smartphones para reservar atividades e alojamento.

E porque há ferramentas que chegaram para melhorar a nossa vida e facilitar a nossa experiência enquanto viajantes, vamos assinalar neste artigo as 10 principais plataformas de turismo e que serviços oferecem:

  • Airbnb – Aplicação de reserva de alojamento privado, com uma variedade de opções, desde quartos partilhados a casas inteiras.
  • com – Plataforma de reserva de alojamento (desde hotelaria tradicional a alojamento privado), que oferece uma ampla seleção em todo o mundo.
  • Culture Trip – Plataforma que cria guias de viagem totalmente personalizados e dispõe de várias recomendações e informações sobre eventos e pontos de interesse.
  • Duolingo – Destina-se à aprendizagem de um novo idioma, desafiando os seus utilizadores a aventurarem-se na cultura do destino para onde pretendem viajar.
  • GetYourGuide – Oferece descrições detalhadas de pontos de interesse, atividades e itinerários variados. Nesta plataforma é possível reservar diretamente as experiências.
  • Google Maps – Indispensável para navegação em qualquer destino. Oferece ainda informações sobre pontos de interesse, restauração e a possibilidade de aceder a mapas
  • Skyscanner – Destina-se à procura de voos e comparação de preços.
  • TripAdvisor – Nesta plataforma o utilizador pode obter informações e avaliações sobre estabelecimentos de alojamento, restauração, pontos de interesse e muito mais.
  • TripIt – Permite ao indivíduo organizar e gerir todas as suas reservas e itinerários num único lugar.
  • XE Currency – Fornece taxas de câmbio e permite a realização de conversões.

Com o avanço contínuo da tecnologia, espera-se que mais inovações surjam, melhorando a forma como se planeiam e experienciam as viagens.

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