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Atualmente é indiscutível a aplicabilidade da tecnologia, bem como a necessidade da sua implementação para garantir a eficiência e a rentabilidade operacional de qualquer negócio.

A realidade atual demonstra, com clareza, que a integração de ferramentas específicas, em determinadas fases operacionais, se traduz numa vantagem competitiva substancial, na medida em que se otimizam processos, melhoram experiências, reduzem custos e, sobretudo, maximizam ganhos.

O presente artigo explora as principais ferramentas de gestão hoteleira disponíveis no mercado, apresentando as suas funcionalidades, principais vantagens e aplicações práticas.

 

GESTÃO DE RESERVAS

A gestão eficaz de reservas é o coração de qualquer operação hoteleira bem-sucedida. Um sistema eficiente permite maximizar a ocupação, mas também reduzir os riscos de overbooking e subutilização.

Sistema de Gestão de Propriedades (PMS)

  • Cloudbeds integra funcionalidades de reservas, receção e faturação num único sistema. A sua interface é intuitiva, o que facilita o seu uso diário.

Destaque: Interface intuitiva e capacidade de personalização.

  • Mews é uma solução baseada na nuvem que oferece um conjunto abrangente de ferramentas para otimizar operações, melhorar a experiência do hóspede e aumentar a rentabilidade.

Destaque:  Plataforma totalmente cloud-native e com uma API (Application Programming Interface) aberta, o que facilita a personalização e a adaptação da tecnologia.

  • Opera (Oracle Hospitality) oferece ferramentas para gerir reservas, check-in/out, atribuição de quartos, inventário, necessidades dos hóspedes, contabilidade e faturação.

Destaque: Solução completa que cobre todas as áreas de operação hoteleira, desde reservas até à gestão financeira.

  • Guestline contempla uma panóplia de ferramentas que cobrem todos os aspetos da gestão hoteleira, desde reservas até análises financeiras, tudo numa plataforma alojada na Cloud.

Destaque: Acesso seguro e flexível a partir de qualquer lugar. Está configurado para responder às necessidades específicas de cada negócio. Contempla funcionalidades como check-in digital e notificações por SMS.

Gestão de Canais

  • SiteMinder é focado em conetividade e distribuição, tendo sido projetado para facilitar a gestão de reservas e maximizar a visibilidade dos negócios online.

Destaque: A sua rede de conetividade é uma das maiores a operar no setor. Aconselha-se a sua aplicação em negócios que já possuem um PMS robusto.

  • Roomraccoon foi projetado como uma solução all-in-one, cloud-native para hotéis de pequena e média dimensão. Combina PMS, gestão de canais e motor de reservas numa única plataforma. Aconselhado para propriedades que não possuem recursos para sistemas mais complexos.

Destaque: Atualização automática de disponibilidade e tarifas em múltiplos canais de venda. Sincronização em tempo real para evitar overbooking.

  • Guesty visa simplificar e otimizar todos os aspetos da gestão de propriedades de aluguer de curta duração, desde as operações diárias à estratégia de crescimento do negócio.

Destaque: Permite gerir listas em múltiplas plataformas como Airbnb, Booking.com e VRBO, simultaneamente.

 

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Uma boa experiência hoteleira constitui um fator essencial na satisfação e fidelização dos clientes. Atualmente existem várias ferramentas/softwares que ajudam a personalizar o atendimento e os serviços, ao mesmo tempo, que facilitam o feedback para implementação de uma estratégia de melhoria contínua.

Sistema de Gestão de Relação com o Cliente (CRM)

  • Salesforce é uma das soluções de CRM mais procurada pela sua plataforma abrangente que permite aos hotéis recolher e tratar dados, automatizar processos, melhorar a experiência do hóspede e tomar decisões informadas.

Destaque: Cria um perfil 360° de cada hóspede, personalizando a sua experiência e antecipando as suas necessidades.

  • Zingle permite que os hotéis melhorem a experiência do hóspede através de mensagens automáticas e interações em tempo real.

Destaque: Plataforma multicanal integrada e automatizada, focada em melhorar a experiência do hóspede através da personalização de serviços, que é possível, por via da obtenção de informações detalhadas, e à medida, em função do perfil singular de cada cliente.

  • Revinate possui uma abordagem que combina gestão de dados, marketing personalizado e análises avançadas numa única plataforma integrada.

Destaque: A plataforma de dados do cliente é projetada especificamente para hotéis, ao contrário de outras soluções mais genéricas ou adaptadas de outros setores. Integra também dados de várias fontes, incluindo PMS, restaurantes, spas e serviços de golfe.

  • TrustYou visa otimizar as operações, aumentar as reservas diretas e melhorar a experiência geral dos hóspedes através do seu conjunto integrado de ferramentas.

Destaque: Combina análise de dados, IA e ferramentas de marketing para auxiliar os negócios a melhorar a sua visibilidade, aumentar as reservas e otimizar a satisfação dos hóspedes.

 

GESTÃO FINANCEIRA

Softwares que simplificam relatórios e análises de rentabilidade, gestão de receitas e despesas, orçamentos e previsões, contabilidade e fluxos de caixa. Estes apresentam-se como uma mais-valia, e garante do sucesso e sustentabilidade financeira das empresas.

  • Jasmin Software foi desenvolvida para PMEs e o fornece uma solução abrangente que inclui funcionalidades de faturação, gestão de compras e inventário, controlo de contas correntes e tesouraria, cumprimento de obrigações fiscais e monitorização de indicadores de gestão.

Destaque: Utiliza inteligência artificial e machine learning para automatizar processos administrativos, fornecer insights sobre o desempenho do negócio e prever tendências.

  • IDeaS Revenue Solutions é um dos sistemas mais procurados no mercado por operar na nuvem, utilizar inteligência artificial e recorrer à análise avançada de dados para otimizar preços, prever a procura e maximizar a receita geral do negócio, quer seja quartos, eventos, estacionamento, entre outros.

Destaque: Auxilia a tomada de decisões complexas que envolvem preços e inventários, permitindo que os negócios respondam rapidamente às mudanças do mercado, melhorem a eficiência operacional e aumentem a rentabilidade.

  • M3 Accounting + Analytics é uma plataforma de software de contabilidade e análise financeira, baseada na Cloud, desenvolvida especificamente para a indústria hoteleira. O seu sistema oferece uma solução integrada para gestão financeira, incluindo contabilidade, relatórios financeiros e business intelligence.

Destaque: Automatiza processos contabilísticos, gere orçamentos, analisa o desempenho financeiro em tempo real e auxilia a tomada de decisão através de dados precisos e atualizados. 

  • Xero é direcionado para a contabilidade e gestão financeira, e adequado para pequenas empresas que procuram uma solução que trabalhe na Cloud, com uma interface intuitiva e recursos robustos.

Destaque: Permite gerir as finanças e a contabilidade da empresa de forma centralizada. Conecta-se com mais de 800 aplicações para expandir as suas funcionalidades.

 

MARKETING E VENDAS

As ferramentas de marketing digital são essenciais para atrair e converter clientes, maximizando a taxa de ocupação, especialmente, em períodos em época baixa.

  • HubSpot é uma plataforma abrangente de software para inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Destaque:  Fornece ferramentas de análise e produção de relatórios detalhados para medir o desempenho e identificar tendências. Através de integrações estratégicas com outras ferramentas, como chatbots, aumenta a eficiência das equipas. Inclui ferramentas para a criação de landing pages, automação de marketing e gestão de conteúdo.

  • Cendyn oferece uma gestão abrangente do ciclo de vida “empresa-cliente”, desde a aquisição até a fidelização, com foco na personalização e otimização da experiência do cliente. É comummente usado por hotéis de média e grande dimensão, que procuram melhorar o engagement com os hóspedes, aumentar as receitas e otimizar as operações de marketing e vendas.

Destaque:  Produz campanhas de email marketing personalizadas, gere campanhas multicanal, cria e gere landing pages e trabalha a performance nas redes sociais.

  • Hootsuite dedica-se à gestão de redes sociais, com o intuito de incrementar a notoriedade e visibilidade dos negócios no digital. Através de uma gestão eficiente e integrada das redes sociais, procura economizar tempo e apresentar análises estratégicas.

Destaque: Possui uma capacidade de gestão centralizada de múltiplas contas e oferece insights sobre os melhores horários para fazer posts.

A chave para o sucesso reside na seleção e teste das ferramentas que melhor se adequam às necessidades e realidade de cada negócio. A tecnologia aliada à estratégia permitirá não só melhorar as operações, mas também proporcionar experiências mais personalizadas, garantindo às empresas uma posição competitiva forte, num mercado cada vez mais exigente.

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