was successfully added to your cart.

Carrinho

Quando bem planeados e organizados, os eventos podem ser de grande importância para uma cidade, região ou país contribuindo para a atração de turistas e visitantes, estimulando a economia e melhorando a vida social e cultural da região onde decorrem. 

Por este motivo, cada vez mais, ao pensarmos num evento bastante mediático, pensamos obrigatoriamente na cidade ou região onde ele decorre.  

Pensando nisso, listamos 20 cidades que se posicionam positivamente através dos grandes eventos que albergam.  

Bélgica – Tomorrowland 

O Tomorrowland é um festival de música eletrónica, que surgiu em 2005, na Bélgica, e ganhou proporções internacionais, sendo hoje um dos mais conhecidos eventos musicais do mundo. 

Os concertos acontecem anualmente em julho, e já contam com edições especiais noutros países, como o Brasil. Ao todo, são três dias de animação total, em que os participantes acompanham os seus DJ’s favoritos de sol a sol. 

Cannes – Festival de Cannes 

O Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946. É um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece anualmente, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.  

Coruche – Festival de Balonismo 

O Festival de Balonismo de Coruche Flutuar by Cepsa, enche os céus de Coruche de formas e muita cor, com balões de várias partes do mundo.  

Do evento fazem parte os voos, batismos de balão de ar quente em voo livre e estático, mostras e passeios de viaturas clássicas e outras atividades de lazer e animação.  

Edimburgo – Festival de Edimburgo 

O Festival de Edimburgo contempla uma série de festivais simultâneos de arte e cultura da cidade de Edimburgo, Escócia. É considerado o maior festival do mundo, e chega a receber um milhão de pessoas. Acontece anualmente nas três últimas semanas de agosto, desde 1947. 

Funchal – Festa da Flor 

A Festa da Flor é um evento cultural português, e um dos principais cartazes turísticos da Madeira, atraindo à região milhares de turistas. Este evento, que ocorre anualmente na cidade do Funchal, celebra a chegada da primavera e dá a conhecer aspetos da cultura madeirense, como a fabricação de tapetes florais. 

Glasgow – COP26 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 é a 26.ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). Realiza-se, em 2021, de 1 a 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia. 

Lisboa – Web Summit 

A Web Summit 2021 decorre de 1 a 4 de novembro, em Lisboa. Trata-se de um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação. 

Embora seja mais conhecida pela vertente tecnológica, nesta conferência também se discutem outras temáticas como o marketing e os media, sociedade e os tempos atuais, comércio, lifestyle, e desenvolvimento de negócios. 

Milão – Semana da Moda 

A Semana da Moda de Milão foi criada em 1958, e é uma famosa semana de moda realizada semestralmente, em Milão, Itália. 

As coleções de moda primavera/verão são apresentadas em fevereiro-março de cada ano, e a moda outono/inverno, em setembro-outubro de cada ano. 

A Semana da Moda de Milão, faz parte das “Big 4” – as quatro maiores semanas de moda internacionais – juntamente com as de Paris, Londres e Nova York. 

Mónaco – Grande Prémio do Mónaco 

O Grande Prémio do Mónaco é a mais tradicional e a mais importante prova do calendário da Fórmula 1. Acontece, tradicionalmente no último fim de semana de maio, num Circuito de rua, em Monte Carlo, Mónaco, e tem 3.337 metros de extensão, que exigem dos pilotos muita precisão, devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso. 

Montalegre – Sexta 13 – Noite das Bruxas 

 A Sexta 13 – Noite das Bruxas, em Montalegre constitui, provavelmente, o mais disseminado exemplo da reinvenção das tradições populares de Trás-os-Montes. 

A sua essência reside nos serões tradicionais de Barroso, espaço onde o fiadeiro de contos e estórias do arco-da-velha preenchiam as longas noites de invernia. Contos e lendas, magia e superstição, trocadilhos e lengalengas eram partilhados com os mais novos, resultando num processo de transmissão da sabedoria e cultura popular de Barroso, hoje em processo de recuperação. 

Munique – Oktoberfest 

A Oktoberfest é um festival de cerveja iniciado em Munique, Alemanha. É frequentado anualmente por seis milhões de visitantes de todo o mundo e tem lugar desde 1872, sempre no sábado posterior ao dia 15 de Setembro, e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro – daí o nome Oktoberfest. 

Nevada – Burning Man 

O Burning Man é um evento social e de comunidade, de contracultura, realizado anualmente desde 1986 em Black Rock Desert, no estado americano de Nevada. Atrai, anualmente, mais de 50 mil pessoas. 

Pessoas nuas com os corpos pintados, carros decorados, barracas enfeitadas, instalações gigantescas, sol forte, isto é o Burning Man, um festival anual que acontece no deserto de Nevada todos os anos. A proposta é ser um evento onde todos são encorajados a expressarem-se. 

Óbidos – Festival Internacional do Chocolate 

Durante alguns dias as ruas desta vila medieval transformam-se em verdadeiras montras de bolos e bombons que todos podem provar e comprar. 

Para os mais pequenos, a “Casa de Chocolate das Crianças” oferece atividades lúdicas e pedagógicas e uma cozinha para prepararem algumas receitas. Os adultos podem frequentar cursos de culinária em que o chocolate é sempre o ingrediente-base, assistir a concursos para profissionais de pastelaria como o “Chocolatier do Ano” e o “Concurso internacional das Receitas de Chocolate”, e apreciar as esculturas de chocolate, verdadeiras obras de arte. 

Paredes de Coura – Festival 

O Vodafone Paredes de Coura, ou apenas Paredes de Coura, é um festival de música de Verão que ocorre anualmente nos meses de Julho e Agosto na Praia Fluvial do Tabuão em Paredes de Coura, Portugal. A primeira edição deste festival foi no ano de 1993, e ao longo dos anos tem vindo a evoluir, tendo até sido considerado um dos melhores festivais realizados em território português. 

Rio de Janeiro – Carnaval 

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma festa popular de cunho religioso e histórico-social realizada durante cinco dias consecutivos no mês de fevereiro desde 1893 com a criação do primeiro rancho carnavalesco, o “Rei de Ouros”. 

O Carnaval carioca pode ser considerado um evento cultural de alto prestígio, tendo sido eleito, pelos internautas do site estrangeiro Fun Party, como a melhor festa do mundo. É citado, constantemente, como o Carnaval mais famoso que existe.  

Paris – Torneio de Roland Garros 

O Torneio de Roland Garros é um torneio de ténis realizado em Paris. É disputado em terra batida, no melhor de 5 sets para os homens e 3 sets para as mulheres. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser “aberto”, permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais. 

Santa Maria da Feira – Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é a maior recriação medieval da Península Ibérica e uma das maiores da Europa, com a sua primeira edição em 1996. 

Anualmente, Santa Maria da Feira veste-se a rigor e toda a cidade se transforma para receber a recriação de um verdadeiro ambiente da Idade Média. Num espaço com cerca de 33 hectares, a viagem acontece nas ruas e em diversos equipamentos da cidade, como o Castelo da Feira. Para além de todas as atividades e recriações medievais, o menu alimentar também é uma viagem ao passado. 

Sevilha – Feira de Sevilha 

Declarada Festa de Interesse Turístico Internacional, a Feira de Sevilha é um dos eventos mais esperados do ano. Durante a feira, a cidade enche-se de balões coloridos, com as suas melhores decorações e, durante uma semana, dedicam-se a desfrutar da música, da comida, da família e dos amigos. 

Veneza – Carnaval de Veneza 

O Carnaval de Veneza surge quando a nobreza se disfarçava para sair com o povo. Desde então as máscaras são os elementos mais importantes deste Carnaval. 

Durante as noites, realizam-se bailes em salões e as companhias realizam desfiles pela cidade. As máscaras do Carnaval e os trajes que se usam são caraterísticos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobres, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1797 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas. 

Viena – Concerto de Ano Novo 

Transmitido ao vivo da prestigiada sala de concertos Musikverein, em Viena, o Concerto do Ano Novo é uma das emissões com maior audiência em vários países, dos 90 que o transmitem, alcançando mais de 20 milhões de espectadores só na Europa. Em cada ano, a orquestra apresenta um programa musical diferente, com obras do vasto repertório da família Johann Strauss e seus contemporâneos sob a batuta dos maestros mais prestigiados do mundo. 

Fontes: wikipédia, rtp2

>