fbpx Skip to main content

O projeto “As 4 Estações de Arcos de Valdevez”, mereceu destaque, como boa prática, na última edição (janeiro de 2023) da Newsletter AM News da Organização Mundial do Turismo (OMT). Em evidência está a abordagem inovadora das experiências propostas, numa preocupação evidente para com o desenvolvimento sustentado do destino.

O projeto consiste num conjunto de 4 experiências turísticas, cujo conceito está associado às 4 estações – As 4 estações de Arcos de Valdevez. O objetivo desta experiência é dar aos visitantes motivos para visitar o destino ao longo de todo o ano, através de 4 roteiros definidos para cada estação, minimizando, por um lado, questões de sazonalidade e, por outro, excesso de concentração de turistas em certas alturas do ano.

4 estações, 4 experiências 

Com a cooperação da CM de Arcos de Valdevez, o IPDT desenvolveu uma brochura interativa dedicada às 4 experiências propostas. Foi também desenvolvida uma imagem para o projeto e foram identificadas mensagens de posicionamento, público-alvo e apelos, bem como um plano de comunicação para a promoção das experiências em 2023.

A brochura interativa inclui um roteiro e um mapa associados a cada estação, agregando a oferta natural, cultural, patrimonial e os eventos do município, de forma a criar uma narrativa apelativa para quem visita o destino.

Sendo a natureza o produto âncora do território, os apelos definidos vão ao encontro desse posicionamento, tendo-se definido os seguintes:

  • Primavera: Naturalmente fascinante
  • Verão: Naturalmente memorável
  • Outono: Naturalmente encantador
  • Inverno: Naturalmente inesquecível

O IPDT é membro afiliado da Organização Mundial do Turismo desde 2009, sendo a única entidade nacional que acumula esta afiliação, com a de membro do GSTC – Global Sustainable Tourism Council.

A Newsletter IAM Connected da OMT é uma newsletter distribuída mundialmente, pelos mais de 500 membros da Rede de Membros da OMT que, por sua vez, a partilham com os seus próprios membros.

Recorde-se que, em outubro de 2022, a OMT tinha já tinha destacado a estratégia “Diferenciar Coruche”, desenvolvida pelo IPDT para o Município de Coruche.

>