2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Segundo Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, pretende-se “sensibilizar para o impacto e importância do turismo e, simultaneamente, transformar esta atividade humana numa força para o bem, algo positivo para as pessoas e para o planeta”.
Nesta perspetiva, a 51ª edição do Barómetro do Turismo, desenvolvido pelo IPDT, identifica as cinco principais ações para o crescimento sustentável do turismo nacional.
1.Promoção e Comunicação
Através da promoção, pretende-se estimular o desejo de conhecer o destino. A promoção tem como principal objetivo o reforço da notoriedade e, neste aspeto, as ações de comunicação têm um papel fundamental, desde que sejam devidamente adequadas a cada mercado alvo.
2. Qualificação dos Recursos Humanos
A formação e qualificação dos recursos humanos é, cada vez mais, considerada como um elemento fundamental no que respeita ao turismo, devido às exigências crescentes do mercado. O investimento nesta área torna-se fundamental para o crescimento sustentável do turismo.
3. Redução da carga fiscal e apoios às empresas
Para que as empresas consigam prestar um serviço de qualidade, torna-se necessária a melhoria da sua capacidade financeira. Deste modo, ao usufruírem de reduções na carga fiscal ou outro tipo de apoio financeiro, as empresas ligadas ao turismo teriam mais disponibilidade para apostar nas restantes áreas de atividade, o que poderia contribuir para o crescimento sustentável do turismo.
4. Qualificação dos destinos/produtos turísticos e sustentabilidade ambiental
A qualificação e sustentabilidade do destino são essenciais para a manutenção e reforço da atratividade e notoriedade. A redução da sazonalidade, a dinamização do turismo interno, a sustentabilidade do crescimento e a criação de novas e inovadoras propostas de valor são alguns dos impactos decorrentes da qualificação dos destinos.
5. Reforçar condições de segurança
Quase diariamente ouvimos falar de terrorismo na Europa e um pouco por todo o mundo. Com constantes ataques em diferentes países europeus, a sensação de segurança acaba por ser crucial na escolha do destino a visitar. Com esta mudança dos fluxos turísticos, países como Portugal, Bulgária, Croácia e Chipre registam crescimentos bastante superiores aos de anos anteriores, por serem considerados destinos seguros.