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Depois de termos identificado as duas primeiras de cinco ações para melhorar a competitividade do turismo – Qualificação dos RH e diferenciação da oferta e Reforço da comunicação e Promoção – este artigo centra-se na Qualidade do serviço/produto.

Recorde-se que as principais ações para melhorar a competitividade do turismo em Portugal, aqui elencadas, resultam da opinião do painel de especialistas do Barómetro do Turismo. Estas ações podem ser analisadas em detalhe na edição especial do Barómetro que integra o anuário Turismo’17.

Qualidade do serviço/produto

Com 18 por cento de respostas, a qualidade do serviço e do produto é apontada como área fundamental de intervenção ao nível da oferta turística em Portugal.

Quando pensamos em qualidade do serviço em turismo já não imaginamos lustres dourados, porcelanas finas ou acabamentos banhados a ouro. As novas gerações, designadamente a geração millennial, vieram mudar a forma como percecionamos o luxo, que é hoje um conceito que tem muito mais a ver com experiência, emoção, autenticidade, exclusividade, personalização e co-criação. O requinte está agora na simplicidade, na natureza preservada, nas experiências culturais e emocionais que cada viagem pode proporcionar.

Não podemos no entanto, confundir simplicidade com simplismo. O serviço para as novas gerações é uma questão fundamental e, na verdade, é tudo menos simples. O desenvolvimento tecnológico galopante, obriga os prestadores de serviços a uma atualização e inovação constantes, para irem ao encontro das necessidades e expectativas dos consumidores do novo milénio.

Quem são os millennials?

Nascidos entre 1980 e 2000, apresentam caraterísticas peculiares que estão a transformar a indústria turística. Alguns exemplos:

Há várias tendências a ter em consideração quando pensamos em desenvolver uma oferta de serviços para estes turistas e, nessa perspetiva, o anuário Turismo’17 dedicou um caderno especial a este tema.

Num próximo artigo, vamos centrar-nos noutro dos vetores para melhorar a competitividade – a captação de novas rotas/acessibilidades. Fique atento!

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