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Depois de termos identificado a primeira de cinco ações para melhorar a competitividade do turismo – Qualificação dos RH e diferenciação da oferta – este artigo centra-se no Reforço da comunicação e Promoção.

Recorde-se que as principais ações para melhorar a competitividade do turismo em Portugal, aqui elencadas, resultam da opinião do painel de especialistas do Barómetro do Turismo. Estas ações podem ser analisadas em detalhe na edição especial do Barómetro que integra o anuário “Turismo’17”.

Reforço da comunicação e Promoção

Com 33 por cento de respostas, o reforço da comunicação, a par da promoção, são apontadas como áreas fundamentais de intervenção ao nível da oferta turística em Portugal.

O progresso tecnológico liderou a revolução na comunicação, transformando o mundo numa aldeia global, não só pela quantidade de informação que hoje chega às pessoas, como pela velocidade com que se propaga. O mercado de consumo não ficou indiferente a esta mudança de paradigma e informações sobre marcas ou produtos, que demoravam dias ou meses até chegar ao destinatário, hoje estão à distância de um clique. Esta transformação levou a que as estratégias de marketing passassem a ser mensuráveis de forma direta e, em muitos casos, instantânea, levantando questões como satisfação do cliente, dúvidas e sugestões para as quais se exige resposta imediata.

A internet e os canais digitais, que estão hoje perfeitamente integrados no nosso quotidiano, permitem um novo mundo de possibilidades na construção do modo como comunicamos e nos relacionamos. Por essa razão, a forma de comunicar em turismo e hotelaria mudou. É importante estar preparado para satisfazer as necessidades e as solicitações do mercado. É fundamental saber qualificar serviços para ter uma oferta diferenciada. Só assim se criam oportunidades, mais-valias e novas propostas de valor, perante uma concorrência cada vez mais forte e feroz.

Os agentes responsáveis por esta mudança são os meios de comunicação digitais. Plataformas poderosas de relacionamento, captação e fidelização de clientes, como o TripAdvisor, Facebook, Instagram ou Twitter, influenciam novos comportamentos no consumidor e obrigam ao desenvolvimento de novas estratégias no que à comunicação em turismo diz respeito.

Sendo assim, é importante reter que a comunicação é mais efetiva quando recorre a argumentos, imagens, textos e sons que representam experiências.

Num próximo artigo, vamos centrar-nos noutro dos vetores para melhorar a competitividade – a qualidade do serviço/produto. Fique atento!

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