fbpx Skip to main content

Procura desligar-se do stress diário da cidade? Conhecer lugares incríveis oferecidos pela simplicidade da natureza? Vale de Cambra é o destino que procura!

Aqui vai encontrar algumas das mais bonitas e tradicionais Aldeias de Portugal, onde poderá conectar-se com a natureza e ser acolhido por quem sabe receber como ninguém. Confira neste artigo as diferentes atrações turísticas de cada Aldeia.

Aldeia de Trebilhadouro – Sabia que a Aldeia de Trebilhadouro faz parte das Aldeias de Portugal? Localizada a 625 metros de altura,​ reza a lenda que foram encontradas três bilhas de ouro na aldeia, daí o nome Trebilhadouro. Mantendo a tradicional casa rural portuguesa em pedra granítica, ruas estreitas, limpas e organizadas que fazem recriar o som das gentes de antigamente, a Aldeia de Trebilhadouro é o local ideal para quem procura umas férias tranquilas, em sintonia com a natureza.

Aldeia da Felgueira – Pertencente à freguesia de Arões, onde os caminhos se fazem por ruas estreitas, mas charmosas, com casas revestidas por granito e pedras de lousa, que lhe conferem uma identidade única, a Aldeia da Felgueira – Aldeia de Portugal – é o local onde as tradições falam mais alto e os hábitos antigos continuam vivos.​ Aqui, a atividade agrícola desenvolve-se em socalcos, e pode ser observada num dos diversos percursos pedestres tradicionais e florestais, dotados com sinalética própria. Se procura refrescar a alma e relaxar o corpo em águas fluviais, pode fazê-lo no rio Cabrum!

Aldeia da Lomba de Arões – Muito solarenga, com campos em socalcos e localizada num ponto geográfico estratégico, que a torna visível para aqueles que se estão a aproximar, a aldeia da Lomba de Arões é daqueles lugares mágicos que dão a sensação que pertencem a outro mundo, a um mundo mágico!

Aldeia de Pontemieiro – Situada na freguesia de Junqueira, a Aldeia de Pontemieiro é para muitos considerada um dos recantos mais bonitos do concelho de Vale de Cambra. A praia fluvial é local obrigatório para ser visitado durante o verão, onde é também possível fruir do espaço para fazer piqueniques e de momentos de lazer. Por outro lado e para os mais gulosos, o ex-libris da aldeia está na queijaria artesanal onde os rebanhos e as cabras comunitários são os protagonistas do mais apetecido e desejado queijo.

Aldeia da Paraduça – Se gosta da broa de milho branco, recomendámos que visite esta aldeia e se delicie com uma broa preparada na Casa da Broa, onde ainda é feita de forma tradicional, no forno comunitário da aldeia! Além da broa ser uma excelente combinação para os vários pratos da gastronomia locais, recomendámos que no fim da sua refeição, aproveite para conhecer Cascata do Poço do Linho, através dos novos passadiços construídos que permitem apreciar a queda de água, a lagoa e a zona verde envolvente.

>