Os franceses são o principal mercado emissor de turistas para o Porto e Norte de Portugal de acordo com o estudo do perfil do turista que visitou o destino em 2015, desenvolvido pelo IPDT.
Neste artigo concentramo-nos apenas no viajante em lazer/férias, que representa cerca de 30 por cento das motivações dos turistas franceses que rumam ao Porto e Norte. Nesta perspetiva identificamos 5 caraterísticas deste mercado que é de grande importância para o destino:
1. Fazem short-breaks
Cerca de 20 por cento dos turistas franceses que que visitam o PNP em lazer/férias têm como principal motivo fazer um short-break, seguindo-se o descanso e a gastronomia/vinhos.
2. Preferem a casa de familiares e amigos
Ainda que a percentagem de turistas franceses que opta pela hotelaria tradicional seja significativa (24 por cento), a maioria elege a casa de familiares e amigos para se hospedar (31 por cento).
3. Gostam de experimentar a gastronomia
Os números são claros. Nove em cada dez turistas franceses em férias experimenta a gastronomia do Porto e Norte. Passear de carro, desfrutar da paisagem, fazer compras e gozar a animação noturna completam a lista das principais atividades praticadas no destino.
4. Permanecem mais tempo no PNP
Comparando com os principais mercados emissores para o Porto e Norte, os turistas franceses ficam mais tempo no destino, permanecendo, em média 7,55 noites. Seguem-se os suíços com 6,89 noites e os alemães com 6,05 noites.
5. Gastam, em média, 54 euros por noite
O consumo por noite e pessoa dos turistas franceses é um dos mais baixos, totalizando, em média, 54 euros por noite, o que estará relacionado com o facto de muitos turistas se hospedarem na casa de familiares e amigos, eliminando-se os gastos com alojamento. O gasto total por pessoa é de cerca de 410 euros e o gasto por noite/grupo corresponde a 109 euros.
O estudo do IPDT resulta de um inquérito recolhido junto de turistas que visitam o Porto e Norte via Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Atualmente, a base de dados referente ao perfil do turista que visita a região contém atualmente mais de 12 mil e quinhentos inquéritos e permite fornecer informação credível para apoio à tomada de decisão.
Nos próximos artigos vamos identificar os perfil dos restantes principais mercados emissores para o destino: Suíça, Espanha, Reino Unido e Alemanha. Fique atento!