Localizada na sub-região da área metropolitana do Porto, Santa Maria da Feira é uma cidade que combina de forma harmoniosa tradição e modernidade. Até à sua elevação a cidade, em 14 de Agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.
A origem do nome Vila da Feira – hoje Santa Maria da Feira – deve-se ao número de pessoas que se concentravam em torno das muralhas do castelo, onde se fazia uma grande feira em veneração à Virgem Maria.
O castelo é mesmo um dos principais locais de atração do destino, um imponente monumento de arquitetura militar em torno do qual se realiza anualmente a “Viagem Medieval”.
Conheça, neste artigo, as experiências imperdíveis que o aguardam na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que este ano decorre até 13 de Agosto!
Sabia que: a Viagem Medieval em Santa Maria da Feira é o maior evento de recriação medieval da Europa?
Alugue um traje medieval
O guarda-roupa da Viagem Medieval dispõe de, aproximadamente, 2500 trajes, que procuram representar as diferentes classes sociais existentes naquela época: o povo, a burguesia, a nobreza e o clero.
Sabia que: O ato de trajar é uma necessidade fundamental do homem? Trajar é o segundo abrigo, logo a seguir à casa.
Participe nas oficinas e nas atividades interativas
O evento é uma oportunidade única de experimentar e vivenciar as tradições da época medieval.
Durante o evento terá oportunidade para conhecer:
- O Souk – um mercado de aromas e cores árabes;
- O Largo dos Ofícios – onde poderá assistir a demonstrações de cunhagem de moedas, serração de madeira e conceção de bijuteria em ferro;
- O jogo de tiro ao alvo “Arqueiros D’el Rei”;
- Os Banhos de S. Jorge – um espaço de relaxamento do corpo e da mente onde se recriam as práticas ancestrais do termalismo.
Assista aos espetáculos
Os espetáculos da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria são surpreendentes, únicos e criativos. Procuram recriar uma atmosfera divertida e imersiva do quotidiano, através de danças, músicas, cerimónias e batalhas, relembrando os eventos históricos que tiveram lugar em Portugal durante a Idade Média.
Pode consultar todos os espetáculos da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria aqui.
Visite o Museu Convento de Loios
Construído durante o século XVI, o Museu Convento de Loios é um local de grande relevância, que preserva o património de Santa Maria da Feira.
O museu Convento dos Loios procura proporcionar uma viagem no tempo, onde são recriadas práticas e costumes da cultura do município de Santa Maria da Feira, entre as quais:
• O Scriptorium – oficina de escrita à pena e de iluminura;
• O Moinho do Papel – demonstração da arte manufatureira de fazer papel;
• A Roda de Oleiro – demonstração da arte de fazer cerâmica.
Saboreie a gastronomia local
A gastronomia do evento medieval conduz-nos numa verdadeira viagem de sabores e aromas, onde poderá saborear pratos alusivos à época medieval. Carnes assadas, como frango, carneiro, porco ou até mesmo javali, servidas em generosas fatias de pão de centeio ou broa – cozida nos fornos a lenha – fazendo-se acompanhar pelas aromáticas bebidas medievais – hidromel, vinhos da região, cerveja medieval (edição especial da Superbock) e o licor de Chamoa Gomes – em copos do material utilizado na época.
E se ainda sobrar espaço, delicie-se com as sobremesas medievais, compostas por bolos e doces à base de mel, nozes e frutos secos.
Dica: aproveite para se sentar numa das mesas das tabernas e saboreie a sua refeição, enquanto ouve algumas das histórias da época medieval contadas pelas personagens que percorrem o recinto.
Sabia que: Chamoa Gomes terá sido amante do rei D. Afonso Henriques, e viveu no Castelo de Santa Maria da Feira?