São várias as novas tendências que surgem no mundo do marketing digital, assim como outras que permanecem e ganham mais força. A revolução do marketing digital está em alta e com o aproximar do final do ano e, já com o ano de 2019 à espreita, é natural que surjam novas metas que se pretendem ver alcançadas.

Nesta perspetiva, identificamos 5 tendências para uma estratégia de marketing digital a adotar em 2019:

 

1. Vídeos e live streaming

Os vídeos são ferramentas fundamentais para o marketing digital. Estudos indicam que ao adicionar um vídeo a um email a taxa de cliques aumenta entre 200 a 300%. Numa landing page, a taxa de conversão pode aumentar para 80%. Ao contrário da imagem, a publicação de um vídeo requer que o consumidor passe mais tempo no site ou na rede social. Apostar em vídeos originais, interativos, dinâmicos e na transmissão de eventos em streaming, podem ser algumas das estratégias a ter em conta para atrair mais públicos.

 

2. Marketing de conteúdo

Apostar na produção de conteúdos personalizados, originais, autênticos, apelativos, atrativos e muito direcionados para cada público, de forma a garantir uma oferta personalizada. O consumidor deverá sentir que o produto ou serviço apresentado corresponde às suas necessidades atuais.

 

3. Pesquisa por voz

Prevê-se que a tecnologia de reconhecimento por voz cresça cada vez mais e melhor. Estudos indicam que até 2020, metade de todas as pesquisas efetuadas sejam baseadas pela voz. A pesquisa por voz é uma tendência em crescimento pelo que será necessário estar atento e preparado.  Ao optimizar um site, por exemplo, as keywords deverão estar alinhadas para a pesquisa de voz. Os conteúdos devem ser elaborados com um discurso simples e informal, uma vez que os utilizadores não pesquisam da mesma forma quando escrevem ou quando utilizam a voz.

 

4. Mobile Marketing

O telemóvel é cada vez mais utilizado para aceder à internet ou redes sociais para efetuar compras online ou até mesmo pagamentos. Desta forma, é importante que os conteúdos do website e as comunicações das campanhas estejam adaptados a estes dispositivos, de forma flexível e responsiva.

 

5. Inteligência Artificial e Chatbots

Os chatbots são softwares desenvolvidos para dar respostas automáticas próximas daquilo que esperamos de uma interação humana. Os chatbots têm vindo a crescer com as últimas inovações em inteligência artificial e permitem ao utilizador obter respostas corretas mesmo fazendo perguntas de modo diferente do programado. Através de algoritmos inteligentes é possível adaptar os conteúdos a cada consumidor.

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