A comunicação é um elemento crucial para o sucesso dos negócios. Estabelecer relações de proximidade e reforçar a notoriedade, são alguns dos pilares que garantem a longevidade das empresas e dos destinos turísticos, sobretudo no ecossistema digital.
Neste contexto, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, que permite nutrir relações com os clientes dos mais variados setores, sobretudo os do turismo.
Atualmente, existem vários utilizadores com acesso global à Internet e grande parte possui correio eletrónico e consulta-o diariamente ou, pelo menos, semanalmente. O registo numa nova plataforma, o login numa rede social ou a aquisição de um serviço turístico, através de um operador online, implica, quase sempre a cedência de um endereço de e-mail. Desta forma, considera-se que o e-mail é uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje, tendo-se tornado rotineiro no nosso dia-a-dia.
Sabia que, segundo os dados estatísticos da plataforma Data Reportal – DIGITAL 2023 Overview Report – existem 5,16 mil milhões de pessoas com acesso à Internet, dos quais 4 mil milhões possuem um email pessoal?
A opinião dos profissionais
Segundo um estudo feito pela plataforma statista, 79% dos profissionais colocam este canal no top 3 das ferramentas com melhor retorno sob o investimento – ROI – sendo que, uma comunicação com uma estratégia de conteúdos relevantes e bem planeada, consegue promover mais retorno, para clientes nas diferentes fases do funil de vendas.
Além disso, não é necessário fazer grandes investimentos iniciais nas diferentes plataformas, pois os planos de subscrição são bastante acessíveis e oferecem a possibilidade de gerar um elevado número de receitas, como é o caso do Mailchimp, E-Goi, Active Campaign, Mailify e entre outros. De acordo com o backlinko, o email marketing retorna 55 dólares, por cada dólar investido nestas plataformas.
5 vantagens do email-marketing para o turismo
- Possibilidade de direcionar o marketing: o marketing por email permite às empresas de turismo identificar grupos específicos de clientes, com base em caraterísticas sociodemográficas, interesses e comportamentos. Assim, existe a possibilidade de as empresas adaptarem as suas mensagens e ofertas às necessidades de cada segmento de clientes, aumentando a probabilidade de conversão.
- Custo-eficácia: o email marketing é uma ferramenta relativamente económica e ideal para empresas de todas as dimensões. Com uma estratégia bem definida, as empresas podem atingir um elevado número de clientes, com um custo inferior, face a outros canais de marketing.
- Aumento do envolvimento com os clientes: é dada oportunidade às empresas do turismo de se envolverem regularmente com os clientes, construindo relações de fidelidade com a marca. Proporcionar conteúdos relevantes como, “5 locais para tornar a sua experiência memorável”, “algumas dicas a ter em conta”, “uma oferta especial pensada para si” são formas de manter os clientes envolvidos e interessados.
- Possibilidade de prever o impacto: com a constante mudança no algoritmo das redes sociais, nem sempre os posts são visíveis para os seguidores do Instagram e Facebook. No caso do email marketing, é possível garantir a entrega do conteúdo. Por exemplo, se forem enviadas 1000 mensagens de correio eletrónico, é provável que essas 1000 pessoas as recebam, pois parte do pressuposto que os dados facultados estão corretos e que a conta do correio eletrónico ainda se encontra ativa.
- Recuperação de clientes: desenvolver uma estratégia para recuperar clientes inativos pode ser um desafio, mas, ao mesmo tempo, pode consistir numa oportunidade de afirmar a sua importância para a marca. Um bom exemplo desta matéria, inclui as estratégias adotadas pelos operadores turísticos para os clientes inativos, onde é privilegiada uma comunicação inclusiva e afetiva, somando algumas ofertas especiais.
O e-mail marketing deve ser visto como uma ferramenta dinâmica e crucial a ser implementada nos vários setores empresariais.
Estudar os interesses e as necessidades dos clientes, e manter uma relação de proximidade com eles, estabelecendo vínculos afetivos, são palavras-chave que garantem o sucesso e a viabilidade dos negócios turísticos.