O termo millennial já não é uma palavra estranha a grande parte da população, principalmente a empresários e investigadores. Refere-se à geração nascida entre os anos de 1980 e 2000 cujo comportamento, nomeadamente no turismo, se distingue das demais gerações. Os Millennials cresceram a par dos desenvolvimentos tecnológicos, tendo por isto a tecnologia um papel muito importante nas suas vidas. A par disto esta geração também se carateriza, genericamente, por valorizar mais a autenticidade, a personalização, a sustentabilidade e um estilo de vida saudável.
Através do estudo desenvolvido pelo IPDT, a partir de dados recolhidos no Aeroporto do Porto, foi possível traçar o perfil do turista Millennial que viaja para o Porto e Norte de Portugal, salientando-se 6 caraterísticas deste turista:
Procuram sol e mar e shortbreaks
Tal como a maioria dos turistas do PNP, os turistas millennial viajam motivados principalmente pelo Sol e Mar e Shortbreaks, dando menos importância ao Touring.
Valorizam o preço
Os Millennials valorizam mais o preço no momento da escolha do PNP do que outros turistas, sendo este fator o 3º mais decisivo para a sua escolha do PNP enquanto destino. Estes turistas utilizam maioritariamente a internet para pesquisar informação, sendo os que utilizam mais o website Tripadvisor. Reservam maioritariamente pela internet, e apenas 7% afirmam recorrer a agências de viagens/operadores turísticos para reservar a viagem, sendo este número muito menos expressivo que noutros segmentos.
Gostam de animação noturna
As principais atividades realizadas no destino são consensuais entre Millennials e turistas de outras faixas etárias, dando primazia à gastronomia, às compras e à praia, respetivamente. A diferença entre estes dois grupos incide na animação noturna que é realizada por 35% dos Millennials, sendo a 4ª atividade mais praticada pelos mesmos.
Gastam menos
Os turistas Millennials gastam menos no PNP – cerca de 467€ face aos 643€ de outros segmentos. Observando o gasto em alojamento por turista a tendência mantém-se, com os Millennials a gastarem em média menos 137€.
Têm um perfil sociodemográfico distinto
Os Millennials que viajam para o PNP distinguem-se dos demais por serem maioritariamente solteiros, viverem sozinhos e possuírem rendimentos menores. O seu rendimento médio mensal situa-se nos 2842€, sensivelmente 1000€ abaixo dos outros turistas.