Skip to main content

Considerada a segunda maior cidade do distrito de Vila Real, e com um legado histórico-cultural prestigiado, fortemente enraizado no seu quotidiano, Chaves é um município que não pode deixar de conhecer.

Confira 6 locais emblemáticos que temos para sugerir:

Faça um passeio pela Ponte de Trajano

Considerada a ponte mais antiga de Portugal, de beleza única e distinta, possui 16 arcos que demarcam a construção em estilo românico. A ponte romana de Chaves é o local ideal para contemplar e apreciar os vários cenários intemporais que se conjugam com as águas do rio Tâmega.

Conheça o Castelo de Chaves e a Torre de Menagem

Situado num ponto estratégico, com uma vista soberba para a cidade, o Castelo de Chaves e a Torre e Menagem são locais imperdíveis da sua visita a Chaves. A construção do castelo assenta no estilo românico, onde se destacam as icónicas coroas de merlões. Além da vista panorâmica, somam-se os jardins coloridos, que proporcionam agradáveis momentos a dois.

Aprecie a decoração da Igreja da Misericórdia

Brilhante e imponente. São alguns dos adjetivos que caraterizam a arquitetura barroca da Igreja da Misericórdia. Localizada na praça de Camões, tem uma decoração interior sumptuosa, assente na arte sacra, que agrega um ambiente evangélico nas paredes, revestidas por azulejos azuis, que retratam passagens bíblicas.

Explore e maravilhe-se com o encanto das varandas da Rua Direita

Animada e arrojada é a icónica Rua Direita. Com início no Castelo de Chaves e fim no Largo do Arrabalde, será impossível não ficar encantando com as varandas coloridas de traço medieval. Além disso, a Rua Direita conta com várias lojas centenárias e confeitarias, que irão dar-lhe a oportunidade de experimentar a principal iguaria flaviense: o pastel de chaves!

 Conheça as Termas de Chaves e relaxe nas Águas Termais únicas

Ideal para quebrar a rotina, descontrair e cuidar de si, as termas de Chaves oferecem múltiplos tratamentos à base de águas termais, que são riquíssimas em propriedades terapêuticas. Não deixe provar a famosa “Água das Caldas”, que brota a 76ºC e reúne as caraterísticas ideais para cuidar do seu corpo e da sua mente, numa experiência inesquecível, e num espaço preparado para o receber.

Visite o maior Balneário Termal Romano da Península Ibérica

Vestígios do mais importante complexo termal romano português foram encontrados no Largo do Arrabalde, e demonstram a importância deste centro religioso e terapêutico, que terá existido até aos finais do século IV na então Aquae Flaviae. As Termas Medicinais Romanas, com cerca de 2000 anos, são também um dos mais monumentais balneários da Europa, cujo complexo sistema hidráulico, ainda hoje, se mantém a funcionar. Atualmente o espaço é um museu e pode ser visitado.

>