fbpx Skip to main content

O dia Internacional do Monumentos e Sítios, celebra-se hoje, dia 18 de Abril. Portugal está repleto de monumentos de Norte a Sul que caraterizam a história, a cultura e afirmam o ADN português.

Descubra neste artigo 7 monumentos emblemáticos que testemunham o nosso passado, contam histórias e guardam memórias!

Palácio Nacional da Pena

Colorido, soberbo e elegante – como uma cereja no topo de um bolo – é no segundo ponto mais alto de Sintra que se localiza o Palácio Nacional da Pena, eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, e expoente máximo do romantismo.

A distância até ao palácio é feita por caminhos de simplicidade misteriosa, ladeados pelas cores mais vibrantes da natureza que aí habitam.

Castelo de Guimarães

Localizado na freguesia de Oliveira, e considerado Património da UNESCO desde 2001, e uma das 7 maravilhas de Portugal, o Castelo de Guimarães tem origens que remontam ao tempo da condessa Mumadona Dias, que mandou construir uma fortaleza – em meados do século X – para defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães, dos ataques de muçulmanos e normandos.

Mais tarde o Castelo sofreu uma reforma, tendo ficado intimamente ligado a uma importante parte da história militar da fundação do reino, crendo-se que poderá ter sido o berço de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos

Mandado construir pelo Rei D. Manuel I, o imponente Mosteiro dos Jerónimos é considerado Património Mundial pela UNESCO, desde 1983, e eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, sendo uma obra-prima do estilo manuelino.

É aqui que repousam algumas das figuras que mais elevaram o nome de Portugal, entre as quais o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, o navegador Vasco da Gama e o célebre poeta Luís de Camões.

Torre de Belém

Construída nas margens do rio Tejo, durante os séculos XV e XVI, a Torre de Belém é um edifício de visita obrigatória, eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Com uma arquitetura de estilo manuelino, que mistura elementos góticos, islâmicos e renascentistas, a torre possuí uma altura de 35 metros, distribuídos em 5 andares, e um terraço que oferece uma vista panorâmica e sensacional para cidade de Lisboa e o Rio Tejo.

Templo Romano de Évora

Localizado no Largo do Conde de Vila Flor, o Templo Romano de Évora é um dos mais bem preservados de toda a península Ibérica, salvaguardando 14 colunas de estilo coríntio, construídas à base de granito e mármore.

O Templo Romano de Évora faz parte do Património Mundial desde 1986 e constitui um autêntico cartão de visita da cidade.

Palácio da Bolsa

Localizado no centro histórico da cidade do Porto, o Palácio da Bolsa é considerado Património Mundial pela UNESCO e o monumento mais visitado do norte do País.

O Palácio da Bolsa apresenta um estilo neoclássico, mas é no seu interior que se encontram as mais virtuosas salas, que dão palco a inúmeros eventos e visitantes das mais variadas tipologias.

Mosteiro de Alcobaça

Mandado construir em 1153 pelo rei D. Afonso Henriques, o Mosteiro de Alcobaça foi o primeiro monumento gótico a ser construído em Portugal e um símbolo de um amor proibido. É considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal e Património da Humanidade, onde estão sepultados o rei D. Pedro I e a rainha D. Inês de Castro em túmulos singulares frente a frente.

>