Desde férias geracionais, a viagens com animais de estimação e atividades ou destinos que têm em consideração o impacto ambiental, neste artigo vamos revelar 8 das principais tendências que permitem antecipar um ano de 2020 prometedor para o setor das viagens e turismo. 

 

1. MEIOS ECOLÓGICOS

O turismo ecológico tem como principal objetivo aliar a indústria turística à ecologia, através de atividades que promovam o equilíbrio no meio ambiente de forma sustentável. Hoje em dia o turista é muito mais sensato na programação das suas viagens, nunca esquecendo a preservação do planeta. Da mesma forma, entidades ligadas à indústria (companhias aéreas, operadores turísticos, hotéis, restaurantes) já estão a adaptar-se a esta tendência. Notam-se, assim, esforços conjuntos entre a oferta e a procura no sentido de encontrar soluções mais amigas do ambiente.

2. PLANOS B

O overtourism coloca um enorme desafio à indústria do turismo. As viagens para destinos menos conhecidos vão continuar a aumentar. Segundo um estudo do Booking, mais de metade dos viajantes a nível mundial desejaria poder contribuir para a redução do excesso de fluxos turísticos e, caso soubessem que iriam causar um menor impacto ambiental, trocariam o seu destino original por uma alternativa semelhante, mas menos conhecida.

3. VIAJAR PARA FAZER O BEM

Viajar para fazer o bem nunca fez tanto sentido. Muitas pessoas sentem que, para fazerem a diferença, é importante saírem da sua zona de conforto e algumas decidem mesmo tirar férias para isso ou fazer uma pausa na carreira. Optam, assim, por uma experiência transformadora, não só com si mesmo, mas através do contacto com os outros, seja em projetos de sustentabilidade, contributo social ou promoção da economia local, num ambiente de entreajuda e troca de aprendizagens, valores, ideias e ideais.

4. TECNOLOGIA

Atendendo à necessidade dos viajantes de gastarem cada vez menos tempo no planeamento das viagens e atividades, prevê-se o aparecimento de mais aplicações de Inteligência Artificial, contendo sugestões personalizadas de destinos a visitar, lugares para ficar e coisas para fazer, com base nas suas preferências atuais, viagens anteriores e fatores importantes, como clima e popularidade.

5. TRANSPORTES ALTERNATIVOS

De forma a contribuir para a redução dos impactos ambientais, os viajantes estão cada vez mais recetivos ao uso de meios de transportes alternativos tais como bicicletas normais e elétricas, trenós e barcos, ou então simplesmente andar a pé. Outra tendência verificada é o facto de os viajantes já não se importarem de despender mais tempo em viagem para o destino, desde que estejam a usar um meio de transporte mais amigo do ambiente.

6. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Cerca de metade dos donos de animais, no mundo inteiro, consideram-nos tão importantes para si como os seus filhos. Assim, cada vez mais os viajantes terão em atenção as necessidades dos seus animais de estimação, quando se trata de selecionar o local para onde ir, onde ficar e o que fazer, estando mesmo dispostos a pagar mais para ficarem numa unidade de alojamento que aceite os seus animais de estimação.

7. ESCAPADINHAS GERACIONAIS

A geração mais velha nos dias de hoje é mais saudável, mais aventureira e mais interessada em permanecer mais jovem e ativa. Por este motivo, existirão cada vez mais avós a tirar férias apenas com os seus netos, deixando para trás a geração intermédia. Os avós concordam que passar tempo com os netos os mantém jovens, e acreditam que os pais precisam de tempo a sós sem os filhos, pelo que cada vez mais será usual esta prática de férias geracionais.

8. VIAGENS GASTRONÓMICAS

Para grande parte dos viajantes comer produtos de origem local é importante quando estão de férias. Para muitos, a viagem depende do facto de poderem reservar uma mesa para desfrutar de uma culinária altamente cobiçada, em muitos casos em lugares cujas listas de espera duram meses. Por outro lado, as pérolas escondidas – lugares favoritos dos habitantes locais, que oferecem sabores caseiros, mas fora dos roteiros mais conhecidos – são os que têm mais probabilidade de agradar aos viajantes.

>