fbpx Skip to main content

A Região Autónoma dos Açores alcançou, em 2024, o nível I do selo Ouro da EarthCheck como Destino Turístico Sustentável, num processo que contou com a assessoria do IPDT.

Em 2019, os Açores destacaram-se como o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino sustentável pela entidade certificadora internacional EarthCheck. Em 2024, a Região atinge um novo marco histórico – o nível I do selo Ouro desta certificação.

O processo de certificação é um trabalho contínuo, que conta com a participação ativa de entidades públicas, associações, empresas e cidadãos, todas peças fundamentais para a construção deste caminho. Mais uma vez, este excelente trabalho colaborativo é evidenciado, e o alcançar do nível de Ouro é o reconhecimento do desempenho positivo da Região nos diversos indicadores de sustentabilidade.

A certificação corrobora a elevada resiliência e compromisso da Região em prol da sustentabilidade, e valida todo o trabalho desenvolvido na defesa e preservação do seu património natural e cultural até agora. Acima de tudo, reitera a responsabilidade do Destino para com residentes e visitantes em continuar a construir um caminho mais sustentável.

O IPDT acompanha e assessora este processo desde a sua génese, e congratula o trabalho exímio desenvolvido por todas as partes, que permitiu alcançar uma distinção tão almejada. Daqui para a frente, com o mesmo espírito de colaboração e compromisso, será dada continuidade a este trabalho conjunto, visando atingir novos patamares e tornar os Açores um lugar cada vez melhor, para visitar e para viver.

>