fbpx Skip to main content

Adaptação de práticas sustentáveis, captação de recursos humanos e qualificação da oferta turística devem ser áreas de intervenção prioritárias para o turismo em 2024.

Estas são as medidas que integram o top de prioridades da Agenda Turística 2024, um estudo lançado pelo IPDT® – Turismo

O IPDT® – Turismo reuniu as prioridades de aposta a considerar para o turismo nacional em 2024 num documento estratégico, que espelha a visão para o setor turístico na opinião de operadores, empresários, associações, estabelecimentos de ensino e municípios portugueses.

Os resultados apontam 5 grandes prioridades para o turismo nos próximos meses.

Quase 50% dos respondentes referem a necessidade de promover a adoção de práticas sustentáveis pelos setores público e privado. De acordo com António Jorge Costa, Presidente do IPDT – Turismo, “é de destacar a forma como esta prioridade é tratada pelos participantes do estudo. A credibilidade das ações e das instituições que certificam ou distinguem empresas ou municípios é cada vez mais apontado como crucial. Ao nível das certificações de sustentabilidade, por exemplo, o facto das entidades serem acreditadas pelo GSTC é visto como fundamental”.

Em segundo lugar das prioridades, com 40% das respostas, surge a capacitação e valorização dos recursos humanos e das profissões do turismo, visando alcançar a excelência e a competitividade através do serviço prestado.

Com 33% das respostas, a terceira prioridade visa a aposta na qualificação e diversificação da oferta turística. Numa época em que o turismo vive da novidade, o setor necessita de experiências diferenciadoras que representem alternativas inovadores.

No quarto lugar, com 26% das respostas surge a distribuição equitativa dos fluxos turísticos pelo território nacional. Na ótica dos participantes do estudo, a coesão territorial apresenta-se como uma das grandes prioridades, com especial destaque para a aposta na promoção turística dos territórios de baixa densidade, visando uma distribuição equitativa dos fluxos por todo o território nacional e durante todo o ano.

A aposta na inovação e digitalização e investigação encerram o top 5 das principais prioridades sugeridas para o turismo em 2024, sendo aqui destacada a importância de explorar o potencial da IA para o setor do turismo, por forma a alavancar a inovação.

O estudo aponta ainda temas como o maior investimento na promoção turística internacional, a combinação de esforços e sinergias entre agentes públicos e privados, a reestruturação da Secretaria de Estado do Turismo, dando-lhe maior autonomia, e o alívio da carga fiscal, como forma de alavancar o crescimento das empresas.

O e-book “Agenda Turística 2024” baseia-se nos contributos dos profissionais do setor, recolhidos através de um inquérito aplicado entre os dias 07 e 21 de dezembro de 2023, junto da base de dados do IPDT® – Turismo. Estará disponível para consulta no site oficial do IPDT® – Turismo, após o webinar de lançamento a ter lugar no dia 29 de janeiro pelas 15h, que contará com a presença de António Jorge Costa (Presidente do IPDT®-Turismo), Francisco Calheiros (Presidente da CTP), Eduardo Jesus (Secretário Regional de Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira) e Paulo Águas (Reitor da Universidade do Algarve).

>