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E-BOOK

Agenda Turística 2022

A Agenda Turística 2022 deriva da IPDT Tourism Conference, e espelha a visão para o turismo em 2022 de operadores, empresários, associações, estabelecimentos de ensino, municípios portugueses.

Os últimos tempos foram muito duros e desafiantes para o setor do turismo e, mais do que nunca, este é o momento de refletir e de apontar caminhos e soluções para projetar um modelo mais positivo para o desenvolvimento dos destinos turísticos nacionais.

Uma agenda para o turismo participada.

No final da Tourism Conference 2021, o IPDT lançou um desafio aos mais de 800 participantes que assistiram ao evento: enviarem os seus contributos para a definição das principais áreas de intervenção do turismo no ano de 2022. Os contributos estão agora vertidos neste documento que analisa em detalhe um conjunto de ideias e soluções para o setor.

200

contributos de quadros de autarquias, instituições de ensino superior de turismo, operadores turísticos, associações e agentes do setor.

20

propostas e soluções para apoio à tomada de decisão por parte dos destinos e empresas do setor do turismo.

Top 5 prioridades na Agenda Turística de 2022

38%
Promover a sustentabilidade no turismo

A sustentabilidade deverá ser um compromisso de todos, uma mudança de mentalidade, um novo caminho, que todos devemos seguir e adotar.

24%
Capacitar os recursos humanos das empresas

Para atingir a excelência no serviço e proporcionar experiências memoráveis, é necessário considerar as componentes individuais que coletivamente contribuem para a experiência completa do turismo.

19%
Reduzir a carga fiscal e assegurar a sustentabilidade financeira das empresas

Numa altura em que o turismo necessita de se refortalecer para recuperar, os respondentes acreditam que a carga fiscal demasiado elevada é um dos fatores que mais prejudica a competitividade das empresas do turismo.

19%
Promover o destino internacionalmente

A promoção internacional do turismo deve continuar, apostando em novos segmentos, mercados e ferramentas inovadoras que possam captar turistas qualificados para o nosso país.

17%
Acelerar a inovação e a transição digital das empresas

Esta transformação é uma forma de dar resposta ao desafio de conciliar crescimento contínuo com sustentabilidade e responsabilidade. 
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