O IPDT – Turismo e Consultoria tem centrado também a sua atuação na apresentação de propostas para a construção de uma Agenda Turística com uma visão para o futuro do setor, em Portugal.
As propostas da Agenda Turística do IPDT – Turismo e Consultoria resultam de um vasto leque de contributos de profissionais e académicos que operam e investigam o setor, refletindo os grandes temas que irão impactar o ano turístico em 2024.
Uma agenda para o turismo participada.
O IPDT – Turismo e Consultoria auscultou a opinião de profissionais e académicos que operam e investigam o setor criando um mosaico das necessidades e desafios que vão moldar o cenário turístico em 2024.
Esta iniciativa, procurou identificar as áreas de intervenção prioritárias, essenciais para o progresso sustentável do turismo.
Os contributos estão agora vertidos num documento estratégico que apresenta os principais temas, prioridades e desafios que as empresas e destinos enfrentarão em 2024!
3
a Agenda Turística do IPDT conta com três edições. Um documento estratégico com recomendações para destinos e empresas do setor do turismo.
1500
contributos de quadros de autarquias, instituições de ensino superior de turismo, operadores turísticos, associações e agentes do setor.
50
propostas e soluções para apoio à tomada de decisão por parte dos destinos e empresas do setor do turismo.
Webinar de Lançamento
Em janeiro, lançamos a Agenda Turística 2024
A Agenda Turística 2024 foi lançada num webinar dedicado, com a participação do Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, do Reitor da Universidade do Algarve, da Diretora Regional do Turismo da Madeira e do Presidente do IPDT – Turismo e Consultoria.
A análise ao setor turístico e os principais temas da Agenda para 2024 foram os motes do webinar de lançamento.
Sustentabilidade
Francisco Calheiros, CTP
“…Os critérios de escolha dos turistas têm vindo a evoluir ao longo do tempo… hoje a sustentabilidade tem um peso enorme pelo que esta passou a ser uma questão fulcral para a afirmação de Portugal enquanto destino turístico”.
Oferta turística
Dorita Mendonça, Direção Regional do Turismo da Madeira
“…Estamos a trabalhar para enriquecer a experiência do turista na região autónoma da Madeira….. em 2023 quebramos a barreira dos 10 milhões de dormidas”.
Recursos Humanos
Paulo Águas, Universidade do Algarve
“…O setor turístico é extremamente competitivo e resiliente…. o turismo em Portugal tem um percurso que nos devemos orgulhar….o setor terá de se tornar mais atrativo. Reter o capital humano e o talento…”.
Conheça o Top 5 prioridades na Agenda Turística 2024
50%
Adoção de práticas sustentáveis no turismo
40%
Capacitação e valorização dos RH
33%
Aposta na qualificação e diversificação da oferta turística
26%
Distribuição dos fluxos turísticos pelo território nacional
23%
Aposta na inovação, digitalização e investigação
Agenda Turística
Conheça as Agendas Turísticas do IPDT
Com a missão de potenciar o desenvolvimento sustentável dos destinos e empresas, o IPDT – Turismo e Consultoria publica a Agenda Turística, a qual identifica, anualmente, as prioridades e os desafios que se colocam ao setor do turismo.
Agenda Turística 2022
Promover a sustentabilidade no turismo; Capacitação de Recursos Humanos das empresas; Reduzir a carga fiscal e garantir a sustentabilidade financeira das empresas; Promover o destino a nível internacional e Acelerar a inovação e transição digital das empresas foram as 5 principais prioridades apontadas para a Agenda Turística 2022.
Agenda Turística 2023
Capacitação e valorização de recursos humanos e dos empregos do setor; Promoção da sustentabilidade ambiental, social, económica e política; Planeamento estratégico e estruturação da oferta, produtos e mercados; Aumento da qualidade, competitividade, inovação e digitalização e Comunicação e promoção dos destinos as 5 principais prioridades apontadas para a Agenda Turística 2023.