As alterações climáticas têm estado na ribalta mediática nos últimos tempos. As causas e as consequências do fenómeno vêm sendo discutidas de diferentes ângulos e os mais jovens, principalmente, já têm consciência dos perigos destas alterações para o nosso planeta.

Ainda que, hoje em dia, o tema seja abordado com muita frequência, o registo documental não é de agora. Já em 2006 se falava sobre o assunto numa espécie de pontapé de partida do que se veio a tornar fundamental para que uma grande parte da população tomasse consciência dos desafios que tem pela frente.

 

AN INCONVENIENT TRUTH (2006)

É um documentário norte-americano de 2006 dirigido por Davis Guggenheim sobre a campanha do ex-Vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para educar os cidadãos do mundo acerca do aquecimento global. Desde o seu lançamento, o documentário veio sensibilizar a opinião pública internacional sobre as mudanças climáticas, dando um novo fôlego aos movimentos ambientalistas.

 

TRASHED (2012)

Trashed é um documentário escrito e dirigido pela cineasta britânica Candida Brady. A câmara segue o ator Jeremy Irons enquanto ele investiga a escala global e o impacto do consumismo, desperdício e poluição causados pela sociedade. O filme é um pedido de ação urgente para que o consumo seja drasticamente reduzido, no rumo à sustentabilidade ​​e ao desperdício zero. Simultaneamente também demonstra como esse desafio já está a ser alcançado com sucesso em muitas comunidades por todo o mundo.

 

COWSPIRACY, THE SUSTAINABILITY SECRET (2014)

Cowspiracy: The Sustainability Secret é um documentário de 2014 que explora o impacto da agricultura animal no meio ambiente e investiga as políticas das organizações ambientais sobre esse assunto. O filme analisa várias preocupações ambientais, incluindo o aquecimento global, o uso da água, o desflorestamento e as zonas mortas do oceano. Este documentário sugere que a agricultura animal é a principal fonte de destruição ambiental, dos nossos dias.

 

BEFORE THE FLOOD (2016)

Before the Flood é um documentário de 2016 realizado por Fisher Stevens e com produção executiva de Martin Scorsese. O filme apresenta Leonardo DiCaprio numa jornada pelos cinco continentes e pelo Ártico para testemunhar as mudanças climáticas em primeira mão. O tema centra-se amplamente na negação das mudanças climáticas, principalmente entre lobbies corporativos e políticos dos Estados Unidos.

Com acesso sem precedentes a líderes de pensamento em todo o mundo, DiCaprio procura esperança numa maré crescente de notícias catastróficas.

 

CHASING CORAL (2017)

Chasing Coral é um documentário dirigido por Jeff Orlowski, que já em 2012 tinha alertado para o desaparecimento dos glaciares do Ártico no registo, Chasing Ice.

Este documentário retrata o trabalho e empenho de uma equipa de mergulhadores, cientistas e fotógrafos de todo o mundo que lutam contra o desaparecimento dos recifes de coral.

>