fbpx Skip to main content

O Set-Jetting é uma das grandes tendências de viagem para 2023, e traduz-se no desejo por viajar para os locais que vemos nos filmes e nas séries de televisão.

O termo surgiu há quase 20 anos, na sequência do aumento do turismo na Nova Zelândia, originado pela saga “O Senhor dos Anéis”, e é apontado como uma das tendências na indústria do turismo para este ano.

Os filmes ou as séries, que muitas vezes têm alguns dos lugares mais bonitos do mundo como cenário, sempre foram fascinantes para o público, levando-nos a sonhar com histórias e experiências idênticas às que vemos no ecrã. Quem nunca sentiu vontade de almoçar no pátio do Palais Royal enquanto via a série Emily em Paris?

Com base em algumas das séries ou filmes mais vistos em 2022, destacamos alguns locais que os turistas poderão visitar em 2023, e viver como as suas personagens preferidas.

  1. Paris

O efeito “Emily in Paris” é indiscutível. A série é uma ode à Cidade do Amor, que nos deixa ansiosos por uma viagem a Paris. Os locais populares exibidos na série incluem o Palácio de Versalhes, a Ponte Alexandre III, a Ponte des Arts, a Ponte Neuf e as margens do Rio Sena, entre outros locais icónicos.

  1. Sicília

A maior parte da segunda temporada de “White Lotus”, é passada na Sicília, onde nos imaginamos a relaxar nas margens ensolaradas da Isola Bella de Taormina. A maior parte da série foi gravada na Villa Sant’Andrea, uma propriedade de Belmond. Outros locais que podemos visitar com base na série são a Catedral de Noto, Palermo e Cefalu.

  1. Escócia

A Escócia ocupa o 2º lugar na lista mundial dos destinos mais escolhidos para visitar em 2023, graças ao mais novo filme de Indiana Jones, “The Dial of Destiny”. Para visitar alguns dos locais de rodagem do filme, podemos começar pela St. Vincent Street, em Glasgow, que aparece no trailer.

Existem muitas outras séries ou filmes que nos levam a sonhar com uma visita à Escócia, tais como “Outlander”, “Harry Potter” ou “Game of Thrones”.

  1. Inglaterra

Apesar de muitas das mansões e parques que surgem na série “Bridgerton”, serem fictícios, a maioria das cenas foram gravadas em lugares históricos que podem ser visitados. O Palácio de Hampton Court (antiga casa do Rei Henrique VIII), foi usado como o Palácio de St. James, da Rainha Charlotte, e pode também ser visitado por turistas, assim como a parte externa da casa dos Featheringtons, que foi filmada no icónico Royal Crescent em Bath.

Mas a série “Bridgerton” não é a única que contribui para atrair turistas para Inglaterra. “The Crown” e “Downton Abbey” também são bons motivos para inspirar uma visita.

  1. Nova Iorque

Após a pandemia, houve um regresso de séries ou filmes gravados em Nova Iorque. Apesar de algumas séries nostálgicas, como “Friends” ou “Sex and the City”, influenciarem os turistas a visitar Nova Iorque há décadas, existem novas séries ou filmes que atraem os turistas para a Big Apple em 2023. “Only Murders in the Building”, “And Just Like That…”, “Uncoupled”, “Fleishman is in Trouble” e “Succession” fazem-nos sonhar com um passeio pelo Central Park, ou atravessar a Golden Gate Bridge.

  1. Portugal

Tendo em conta as caraterísticas únicas de Portugal, não é estranho que o nosso país também seja escolhido para gravar, total ou parcialmente, filmes ou séries. É o caso de “La Casa de Papel”, com várias cenas gravadas em Lisboa, “House of the Dragon” gravada parcialmente em Monsanto e Idanha-a-Nova, e o 10º filme da saga “Velocidade Furiosa”, gravado na região Viseu – Dão Lafões, entre outros, pelo que é expectável um contínuo aumento da procura por Portugal, por parte deste mercado.

>