Segundo um estudo realizado pelo OLX, a procura por autocaravanas em Portugal aumentou 55% após o desconfinamento.

Durante os cinco primeiros meses do ano, o OLX levou a cabo um estudo, onde apresenta indicadores sobre a procura, oferta e preços médios de Autocaravanas em Portugal, no período antes, durante e após o confinamento.

Os distritos de Lisboa (27%), Setúbal (14%), Porto (12%), Braga, Leiria e Aveiro (9% cada) são os que mais se destacam no interesse pelas autocaravanas após o desconfinamento.

As conclusões deste estudo vão ao encontro da mudança no comportamento dos consumidores por consequência do surgimento da pandemia, já antes mencionada pelo IPDT – Turismo e Consultoria. Atualmente, a procura de alternativas mais seguras para as férias e por locais com aglomerações menores tem vindo a aumentar consideravelmente.

Por exemplo, após o confinamento, a palavra “Autocaravana” passou a ocupar o 9º lugar no TOP 10 das palavras mais pesquisadas na plataforma. No que respeita à categoria “carros”, as palavras “Caravana” e “Autocaravana” ocupam o sexto e sétimo lugar, respetivamente.  Destaca-se que a palavra “Autocaravana” não tinha lugar de destaque no TOP 10 antes da COVID-19.

Além disso, é de notar que, dadas as limitações atuais, os portugueses, ao invés de viajarem para o estrangeiro, estão a priorizar ficar em território nacional, optando por umas férias mais seguras.

Em conclusão, pode-se afirmar que, apesar da procura de casas de férias e moradias continuar a fazer parte do lote das palavras mais procuradas na plataforma, o autocaravanismo tem sido uma opção para muitas famílias que tencionam descobrir o país em segurança. Esta forma de viajar assume assim um papel relevante nas novas tendências de férias.

 

CONSULTE TAMBÉM O ARTIGO DO BLOG IPDT WETALKABOUT –SEGURANÇA COLOCA PORTUGAL NA POLE POSITION PARA A RETOMA DO TURISMO.

>