Skip to main content

As estatísticas e as previsões são instrumentos importantes para quem trabalha o setor do turismo, ajudando a orientar o trabalho e a tomar decisões, permitindo antecipar comportamentos para poder corresponder à procura e expetativas do turista.

Sob o ponto de vista qualitativo, estão em constante mudança os traços que caraterizam o turista atual e do futuro, que sente uma necessidade absoluta de informação para orientar as suas escolhas em função da qualidade, experimentação, vontade de fazer férias ativas e de se deslocar preferencialmente para locais com produtos turísticos diversificados e complementares.

Vivemos uma conjuntura internacional complexa, enquadrada num contexto de forte concorrência e, por isso, o conhecimento é condição sine quoi non para o desenvolvimento de uma estratégia de promoção turística eficaz que se consiga traduzir no número de turistas que efetivamente visitam o destino. Para tal é necessário estar a par das novas tendências, gostos, estilos de vida e a forma de consumir e comprar dos novos viajantes. Nesta perspetiva, os estudos são fundamentais para quem trabalha o setor.

É com base neste pressuposto que o IPDT trabalha desde a sua fundação, levando a cabo diversos estudos que permitem aumentar o conhecimento do mercado e do setor. Em 2006, lançou o Barómetro do Turismo, um projeto pioneiro em Portugal que visa auscultar a opinião dos profissionais e responsáveis das organizações que atuam no setor do turismo e que conta com 69 edições.

Índice de confiança atinge valor mais elevado de sempre

O nível de confiança médio no desempenho do turismo nacional atingiu, em maio de 2023, os 84,3 pontos: o melhor registo de sempre em edições do Barómetro do Turismo. Segundo alguns membros do painel, Portugal continua a ser um destino com elevado apelo e todos os indicadores turísticos apontam para um crescimento sustentado, nomeadamente os referentes a aumento da procura e rentabilidade. Destinos como Madeira, Porto, Lisboa e Algarve deverão registar desempenhos muito positivos.

Num comentário à edição 69 do Barómetro, o Presidente do IPDT refere que “os resultados globais desta edição são muito positivos, refletindo a importância crescente do turismo e a sua capacidade em, rapidamente, recuperar de situações de grande dificuldade. Perante a forma como o turismo contribuiu para a retoma do país, é indiscutível que tem de ser visto como um dos grandes motores da economia nacional”.

Conheça aqui os resultados completos da última edição do Barómetro do Turismo.

>