O nível de confiança médio no desempenho do setor volta a posicionar-se acima dos 80 pontos percentuais. Painel acredita que em 2019 o turismo vai crescer

Os resultados do turismo nacional em 2019 vão ser iguais ou melhores que os de 2018. A previsão é avançada na 58ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT. Das respostas obtidas, 44 por cento esperam que o turismo nacional em 2019 tenha resultados globais idênticos aos obtidos em 2018. Por sua vez, para 34 por cento serão melhores, enquanto que 21 por cento acreditam que o desempenho do setor vai ser pior que o do ano passado.

O nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu, em janeiro de 2019, os 81 pontos. Trata-se de um acréscimo de 4 pontos face ao último registo observado em outubro de 2018.

Os resultados desta edição indicam ainda que nos próximos seis meses o número de pessoas empregadas, o investimento privado e a procura interna são os indicadores que deverão registar melhor desempenho.

No que respeita ao desempenho do turismo nacional em 2018, face ao investimento realizado em promoção interna, 74 por cento dos respondentes consideram que correspondeu às expectativas. Estas foram superadas na opinião de 22 por cento. Por sua vez, o desempenho face ao investimento em promoção externa foi considerado como dentro das expectativas (68 por cento) ou acima das expetativas (21 por cento).

>