was successfully added to your cart.

Carrinho

A progressiva abertura dos mercados externos e os avanços nas campanhas de vacinação permitem antecipar um verão com sinais de retoma, se a pandemia não se descontrolar no nosso país. A previsão é avançada na 64ª edição do Barómetro do Turismo® do IPDT- Turismo e Consultoria. 

O nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu, em junho de 2021, os 72 pontos: um aumento de 5 pontos face ao último registo de janeiro deste ano. Segundo alguns membros do painel, a qualidade dos recursos e da oferta do destino Portugal, a consistência do tecido empresarial e dos recursos humanos do turismo, a par do prestígio e imagem internacional, são fatores que vão impactar positivamente o desempenho do turismo ao longo do ano. 

Este era o cenário na primeira quinzena de junho, com perspetivas otimistas para o verão de 2021, no entanto, o recente aumento do número de casos de COVID-19 no nosso país e as consequentes alterações verificadas podem constituir um revés para o setor. Segundo o presidente do IPDT, António Jorge Costa, “a evolução da doença em Portugal nos próximos dias/semanas e a progressão da campanha de vacinação deverão ditar a confirmação destas expectativas”. 

A 64ª edição do Barómetro do Turismo® revela ainda que, em termos internacionais, os turistas deverão regressar gradualmente ao longo dos próximos meses, embora o mercado interno deva continuar a ser o motor do turismo em Portugal.  

No conjunto das opiniões, os mercados emissores estrangeiros que deverão registar melhor desempenho em 2021 são os de proximidade, com destaque para Espanha, França e Alemanha. Por sua vez, é expectável que mercados como a China, Japão e Brasil se mantenham em quebra. 

No que se refere à retoma plena do setor, os membros do painel do Barómetro do Turismo® não acreditam que em 2022 já possamos estar ao mesmo nível de 2019, no que se refere ao desempenho do turismo. No entanto, apontam o verão de 2023 como o momento da retoma total do setor.  

Por fim, o Plano do Governo Português “Reativar o Turismo | Construir o Futuro, para estimular a economia e a atividade turística” é bem visto pela maioria dos respondentes do painel. A média ponderada das respostas, numa escala de 1 a 5 é de 3,41 pontos. 

>