Skip to main content

O trabalho à distância passou a fazer parte da nova normalidade. A possibilidade de conciliar trabalho e férias deixou de ser algo exclusivo dos trabalhadores independentes, que antes do surgimento da pandemia eram os únicos que podiam viver como nómades digitais. Esta tendência está, de facto, em crescimento.

Existem setores do turismo que devem, rapidamente, adaptar-se a esta nova tendência, para que consigam suprir as necessidades deste público. Um dos setores com mais interesse na exploração deste mercado é, sem dúvida, o setor hoteleiro. Os estabelecimentos hoteleiros podem posicionar-se favoravelmente para tirar partido deste mercado em crescimento, proporcionando instalações e serviços com um ambiente favorável à produtividade, apostando na inovação e na tecnologia. Tornar os hotéis atrativos para estas estadias mais longas é uma grande oportunidade para obter vantagens competitivas e diferenciadas na experiência do hóspede.

Neste sentido, apresentamos cinco dicas para o setor hoteleiro atrair trabalhadores remotos, e assim aproveitar esta oportunidade de negócio:

  1. Explorar as estadas mais longas

Como exemplo de boa prática, a Booking criou o programa “Ideal for Work“, projetado para alojamentos que respondam a essas necessidades – por exemplo casas – para aumentar o seu rendimento, atraindo quem deseje trabalhar à distância.

Para aproveitar o aumento da procura por estadias mais longas, os hoteleiros podem estabelecer planos de tarifas semanais e mensais com desconto, o que deve refletir a poupança nos custos de rotatividade dos quartos, como por exemplo a limpeza.

  1. Oferecer os serviços certos

Os hóspedes que reservam este tipo de estadia têm algumas necessidades específicas, sendo a existência de uma ligação WiFi forte e confiável, uma das mais importantes. A disponibilização de secretárias, cadeiras confortáveis ​​e iluminação adequada para trabalhar com um computador portátil, são outras das necessidades a ter em conta. A opção de cozinhar e áreas de lazer para famílias com crianças também são aspetos fundamentais para este tipo de hóspedes.

  1. Flexibilidade

Uma vez que, atualmente, existe mais flexibilidade do que nunca para prolongar estadias ou seguir para o próximo destino, uma boa aposta será pensar em formas de melhorar as experiências de longo prazo dos hóspedes fora do hotel, para que sintam vontade de prolongar a sua estadia, ou regressar no futuro. Oferecer recomendações de restaurantes e atrações, ou trabalhar com fornecedores de atividades locais para oferecer pacotes turísticos especiais ou descontos em ginásios são boas possibilidades.

  1. Manter uma estratégia focada

As estratégias de marketing e preços devem ser revistas de forma a garantir a segmentação dos clientes, proporcionando a comunicação com eles no momento certo ao longo da sua viagem. É importante que o estabelecimento esteja inserido nos canais que esse segmento de hóspedes utiliza para pesquisa.

Para maximizar o potencial de receita, podem ser criados planos de tarifas e estratégias de preços competitivos. Por exemplo, poderá ser oferecido um desconto ou noites grátis para uma estadia mais longa durante períodos de baixa ocupação.

  1. Tirar partido da tecnologia

Atualmente, é mais fácil do que nunca gerir alojamentos remotamente, especialmente nos casos de unidades de alojamento de curto prazo e casas de férias. As tecnologias contactless, as aplicações de ckeck-in online e o check-in automático são bons exemplos de automatismos que poderão ser utilizados, de forma a combater a

escassez de mão de obra no setor e proporcionar uma maior flexibilidade de horários aos hóspedes.

Agora que já conhece as estratégias que a hotelaria pode adotar para captar estes turistas, saiba porque é que Portugal é um país atrativo para este segmento de mercado.

>