Que destinos escolhem os viajantes de luxo, na sua procura por destinos intactos, experiências únicas e serviços de alta qualidade? Como investem nas suas viagens?
PARA ONDE VÃO?
A geografia do turismo de luxo tem mudado ao longo dos anos. Alguns países europeus, como Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Holanda ainda lideram como principais mercados, mas entretanto a Rússia é o destino que aparece listado com maior frequência. Ainda que Paris, Roma e Londres se mantenham entre as cidades mais procuradas, a nível mundial, é no Médio Oriente que o turismo tem vindo a crescer mais rapidamente, sendo o Dubai a cidade mais popular. No continente americano a demanda pelo turismo doméstico ainda é dominante. Nova Iorque, Miami e Los Angeles lideram destacadamente como as cidades para onde mais viajam. Quando saem do país, os destinos mais procurados pelos americanos continuam a ser Canadá, México e Caraíbas. No oriente, Japão e Austrália são os países onde os turistas mais gastam, mas Índia e China lideram quando se trata de volume de viajantes. As cidades mais populares são Singapura, Hong Kong e Tóquio.
Além destes destinos mais tradicionais, existe um número crescente de cidades que têm vindo a conquistar popularidade entre os viajantes mais exigentes. Entre as suas caraterísticas comuns mais marcantes estão:
- Mais privacidade/menos ostentação: um estilo de luxo mais tranquilo e discreto. Ilhas privadas, por exemplo, já fazem parte dos destinos mais desejados.
- Paisagens intocadas: Brasil, Patagónia (Argentina e Chile), Austrália e Nova Zelândia aparecem na lista das novas experiências de viagens em função da sua natureza intacta e paisagens de beleza indescritível.
- Fora do roteiro “off-the-beaten-track”: Algumas áreas atualmente inexploradas por razões sociais ou políticas, tendem a tornar-se muito atrativas.
- Apelo ambiental e cultural: Destinos com cultura e tradições fascinantes como Israel e Peru crescem em popularidade entre os turistas mais abastados. A consciência ambiental e social tem um peso enorme nesta procura.
QUANTO VÃO PAGAR?
Não podemos esquecer de mencionar o fator “preço” como o lado racional do luxo. O preço elevado é, sem dúvida, um elemento fundamental na definição do luxo. Na perspetiva do consumidor, é um indicador relevante pois segmenta a procura, ajudando a manter a exclusividade e fazendo a ligação com a alta qualidade e a diferenciação social, por exemplo.
Os consumidores de luxo podem gastar excessivamente, mas gostam de saber que o estão a fazer com sabedoria e segurança.