Skip to main content

Já assistiu a uma série que lhe fez crescer a vontade de visitar um determinado destino? A verdade é que, cada vez mais, as localizações dos cenários das produções cinematográficas se descentralizam pelo mundo e temos a oportunidade de observar paisagens, monumentos e tradições que nos captam a atenção e fazem aumentar o desejo de viajar. Quiçá, até para replicar cenas que vimos as personagens das séries fazer.

Um estudo publicado, em 2021, pela Organização Mundial do Turismo, em conjunto com a Netflix, identificou que os utilizadores da plataforma que assistem a séries gravadas em determinados países podem, efetivamente, ter 2 vezes maior intenção de os visitar, relativamente aos não utilizadores.

Na prática, são várias as razões que motivam os turistas a escolher as suas viagens com base nas séries que assistem. Eis as principais:

  • Narrativa contagiante: as séries são “contadas” de uma forma que “teletransportam” os espectadores para os universos destas e fomentam a necessidade de conhecer as culturas representadas ao longo da narrativa
  • A cultura: a forma autêntica como as séries exploram e representam diferentes culturas faz com que quem esteja a assistir crie uma admiração e um grande interesse em conhecer e vivenciar pessoalmente aquela experiência.
  • Aventura: muitas cenas que transmitem um espírito de aventura e de curiosidade, despertam a vontade de viajar e aventurar-se a um novo destino.
  • Descobrir o desconhecido: muitos dos cenários mostrados são, por vezes, locais pouco conhecidos do público, facto estimulante para as pessoas que procuram explorar o desconhecido.

O que procuram os turistas quando visitam um destino de uma série?

Os turistas quando escolhem um destino através de uma série anseiam vivenciar ao máximo o ambiente, as experiências, a cultura e as paisagens que lhes foram transmitidas. Estes pretendem tirar fotos aos locais icónicos, sentirem-se na atmosfera da série, mergulhar na cultura local, experimentar a gastronomia, entender a história e os costumes daquele lugar, conhecer o que viram na série e, também, explorar mais sobre o destino.

De que forma os destinos devem aproveitar esta visibilidade?

Os destinos devem explorar esta ferramenta de promoção para atrair e cativar visitantes. Algumas das estratégias que podem ser abordadas são: a criação de roteiros temáticos e eventos relacionados com a série, promoção através do marketing digital, investimento em infraestruturas turísticas e parcerias com agências de viagens.

Os roteiros temáticos facilitam ao viajante a descoberta do destino que conheceram através de uma série, conhecendo os locais, as curiosidades e as experiências representadas, estes permitem ainda, distribuir os fluxos turísticos pelo território.

A utilização de plataformas de marketing digital e redes sociais para promoção dos destinos permite um maior engagement junto dos fãs da série. A partilha de conteúdo sobre os locais das filmagens, a divulgação de curiosidades sobre a série, e a utilização de um hashtag relacionado com o destino e a série, são ações com uma enorme capacidade de gerar um grande interesse, junto dos fãs, em visitar o local.  Algo que também poderá ajudar na promoção do destino é a colaboração com influencers, que gostem da série, para partilhar a sua experiência e cativarem mais pessoas a fazerem a mesma viagem.

Para garantir que o turista tenha uma experiência positiva durante a sua visita é necessário investir em infraestruturas turísticas como alojamentos, transportes e serviços de qualidade.

Portugal é um destino procurado pelos vários cenários apresentados em séries?

Sim, Portugal é um destino cada vez mais procurado pelos turistas após a exposição em séries populares como como a House of Dragon, La casa de papel e filmes como Velocidade Furiosa.

Monsanto é um local muito procurado pelos fãs de House of Dragon. A série La Casa de Papel apresenta paisagens e monumentos históricos de Lisboa. Viseu, Vila Real, Lisboa e Almada, foram palco das gravações da saga Velocidade Furiosa.

Importa também mencionar a série portuguesa mais vista na plataforma Netflix: Rabo de Peixe, que encantou milhões de espetadores em todo o mundo expondo-os às fantásticas paisagens da ilha de São Miguel.

Os destinos devem aproveitar esta visibilidade para atrair diferentes públicos, impulsionar a economia local e dar a conhecer outros pontos turísticos. Sem esquecer que é preciso um equilíbrio entre a procura turística, a sustentabilidade e o respeito pelas comunidades locais.

>