Considerada um refúgio paradisíaco de tranquilidade, a Comporta é um destino turístico charmoso, pitoresco e intemporal que se localiza no município Alcácer do Sal. Com uma vista privilegiada para os arrozais do rio Sado, onde as águas fluem até ao oceano Atlântico, a Comporta é um local de sonho.
Conheça neste artigo as melhores experiências a ter na vila da Comporta.
Sabia que: o nome “Comporta” está relacionado com a cultura da produção de arroz? Durante o século XIX, os primeiros habitantes das aldeias vizinhas retiraram do estuário do Sado cerca de 800 hectares do sapal e ergueram uma “Comporta” – um muro composto por terra e pedra com uma extensão de 20 km – que tinha como objetivo impedir o avanço da água do mar e ao mesmo de reter a necessária, para o cultivo do arroz.
Praia da Comporta
A Praia da Comporta é um autêntico paraíso. O acesso é feito por um percurso harmonioso e aromatizado por pinheiros altos. À chegada será recebido com uma vista fabulosa sobre as águas translúcidas e calmas do oceano, que se conjugam com os tons esbranquiçados das areias macias da praia.
Dica: existe um estacionamento perto da praia, uma zona de restauração e de serviços de apoio aos visitantes.
Passeio a cavalo
Explorar os encantos da Comporta a cavalo é uma experiência cativante e memorável.
Aproveite para apreciar a serenidade da costa atlântica a galope, enquanto observa as dunas ondulantes. Escute o som suave da agitação dos ramos dos pinheiros que se mistura com o das ondas do mar. Observe os campos de cultivo do arroz de cor pistácio e percorra os trilhos serpenteantes que o conduzem até às paisagens mais bucólicas da Serra de Grândola.
Saiba onde reservar um passeio a cavalo pela Comporta:
Museu do Arroz
Situado nas instalações da antiga fábrica de descasque de arroz da Herdade da Comporta, o Museu do Arroz tem como o objetivo afirmar a importância cultural e histórica deste cereal para a região.
O Museu do Arroz foi inaugurado em 2011 e dá abrigo a um património inestimável relacionado com a produção do cereal, desde as ferramentas utilizadas aos documentos que procuram recriar os acontecimentos aí vividos.
Dentro da infraestrutura do museu existe um restaurante dedicado à gastronomia do arroz e da cultura local, fazendo-se acompanhar pelos aromáticos vinhos produzidos na Herdade da Comporta.
Cais Palafitico da Carrasqueira
Intemporal e arrojado. Assim é o Cais Palafitico da Carrasqueira, uma obra de arte arquitetónica, localizada no Estuário do Sado.
O Cais Palafitico é uma estrutura de madeira construída durante as décadas de 50 e 60, com o objetivo de dar abrigo aos barcos da comunidade piscatória que aí nasceu.
Atualmente, é um dos pontos mais visitados do destino, quer seja pela construção que retrata parte da cultura local, quer seja pelas excelentes condições para avistar um fabuloso pôr do sol, sobre as águas do rio.
Dica: aproveite para conhecer a aldeia da Carrasqueira e as coloridas casas de madeira dos pescadores.
Centro da Comporta
O centro da vila da Comporta possuí um ambiente tranquilo onde se sente uma atmosfera aconchegante e a simpatia da população local. Muitas das charmosas casas brancas, de essência árabe, funcionam como negócios de artesanato e de restauração.
Durante a sua visita ao centro da vila aproveite para conhecer alguns dos locais mais icónicos:
Se quiser prolongar a sua visita ao destino, fique por uns dias e recompense-se com um merecido descanso num dos vários alojamentos de grande qualidade que a vila tem para oferecer!
Algumas das nossas sugestões: