fbpx Skip to main content

De costas para a ruralidade algarvia e com os olhos postos no horizonte azul do mar, a Costa Vicentina presenteia-nos com uma beleza intocada, que desperta emoções ao revelar uma infinidade de maravilhas naturais, ao longo dos 110 km de distância que fazem a ponte entre Odeceixe, Aljezur, Burgau e Vila do Bispo.

Sabia que: o nome da Costa Vicentina provém de São Vicente? Em 779 os restos mortais do santo foram transportados de Valência para uma igreja localizada nas falésias do Cabo de São Vicente e, mais tarde, durante o século XII, para Lisboa.

Descubra através deste artigo as praias que afirmam o ADN da Costa Vicentina.

Praia de Odeceixe – a primeira praia da Costa Vicentina

Pitoresca, deslumbrante e autêntica. A praia de Odeceixe é considerada uma das 7 maravilhas de Portugal e uma das mais bonitas a nível nacional, transmitindo um ambiente idílico e fenomenal, semelhante a um oásis. O areal da praia assemelha-se a uma península, ganhando maior evidência com a enchente das águas cristalinas.

Dica:  aproveite para saborear uma refeição reconfortante com uma vista espetacular para a praia no restaurante Bar da Praia.

Praia de Odeceixe

Praia da Amoreira

Nascida na foz da ribeira de Aljezur, a praia da Amoreira é o local ideal para usufruir de momentos únicos em comunhão com a natureza. A praia possui um vasto areal que possibilita banhos de sol inesquecíveis ou demoradas caminhadas ao longo da orla. Por outro lado, se procura divertir-se dentro de água e aproveitar para surfar nas ondas perfeitas, este é o sítio indicado.

Dica: conheça o restaurante Paraíso do Mar, onde poderá degustar uma refeição saborosa enquanto observa a praia da Amoreira. Aqui poderá desfrutar de um belo pôr-do-sol, com uma vista panorâmica para o oceano.

Praia de Monte clérigo

A Praia de Monte Clérigo localiza-se a 7 km de Aljezur e demarca-se pelas caraterísticas singulares que lhe concedem uma ambiência paradisíaca, visível nas areias macias, nas casinhas brancas dos pescadores e nas águas límpidas e cristalinas do oceano.

Observação: o areal da praia é extenso o suficiente, permitindo-lhe descansar sem qualquer tipo de interrupções.

Praia da Arrifana

Situada numa baía escavada por falésias negras e com uma extensão de areal composta por 800 metros de tons amarelados, a praia da Arrifana consegue seduzir os seus visitantes pela sua forma, que se assemelha à de uma concha, dando palco às ondas mais vibrantes, que favorecem a prática do surf, bodyboard e mergulho.

Dica: conheça as ruínas da fortaleza da Arrifana e assista na primeira fila ao pôr do sol. Se desejar, faça-o acompanhado de uma saborosa refeição no restaurante “o Paulo”.

Praia da Bordeira ou da Carrapateira

Ao sentir a frescura da maresia, através do passadiço madeira, que faz a ponte até ao areal, irá ser cumprimentado por uma vista de cortar a respiração para a praia da Bordeira.

Dica: estacione o carro perto do passadiço e conheça o Miradouro do Pontal da Carrapateira.

Sabia que: a praia da Bordeira possuí o maior areal do Algarve?

Praia do Amado

Considerada uma das melhores praias para praticar surf, a praia do Amado é uma verdadeira caixinha de surpresas. É uma praia diversificada que se estende por 3 vales, com ondas perfeitas, sendo procurada durante todo o ano pelos surfistas da Europa. Além disso, graças à sua ampla extensão arenosa dourada, a praia possui zonas tranquilas para poder descansar.

Dica: Aproveite para conhecer o passadiço que permite contemplar a praia sob diferentes perspetivas.

Praia da Cordoama

Com um extenso areal de 1,9 km acompanhados pelos variados tons de azul do oceano, que combinam com as falésias de cor terra, a praia da Cordoama faz parte das praias mais belas da Europa.

Dica: para ter um melhor acesso à praia estacione o carro no parque alcatroado e, se for na hora do almoço, aproveite para conhecer o restaurante Bar da Praia.

Praia do Tonel

Situada no município Vila do Bispo a praia do Tonel é um local encantador e aconchegante. É uma praia protegida pela encosta da arriba calcária e com uma vista panorâmica para o Oceano Atlântico.

Sabia que:  No ano de 1943, em plena 2.ª Guerra Mundial, despenhou-se neste local o hidroavião “Catalina”, da Real Força Aérea Britânica?

Praia do Burgau

A praia do Burgau localiza-se na costa oeste do Algarve. É uma praia abrigada por pequenas arribas que se conjugam com o dourado das suas areias. As águas são calmas o que as torna ideais para nadar e explorar a beleza da vida marítima.

Sabia que: a praia do Burgau é conhecida pelas propriedades medicinais das argilas que aí existem?

>