Estratégia e Marketing Turístico

Acreditamos que o sucesso do turismo depende do planeamento e desenvolvimento de uma estratégia integrada para o setor que oriente a atuação das empresas e dos destinos turísticos

Como podemos ajudar

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

O IPDT promove uma análise completa às dinâmicas da procura e da oferta do destino turístico. Durante todo o processo de planeamento envolvemos a opinião dos agentes turísticos e dos residentes garantindo que o Plano dará respostas às diferentes necessidades do território e promoverá um crescimento  turístico sustentável. A Estratégia para o Turismo e a Política de Marketing irá – sempre – propor uma visão e um posicionamento diferenciador no mercado e um modelo de desenvolvimento turístico sustentável.

Saiba mais

Consultoria em estratégia e marketing

Seguir um planeamento estratégico assegura que os objetivos são mais rapidamente alcançados, uma vez que os recursos e o foco são direcionados para esse efeito. O IPDT desenvolve consultoria para empresas e destinos turísticos assumindo diversas tipologias como a assessoria ao desenvolvimento das empresas e a realização de Planos de Negócios e Estudos de Mercado. O IPDT possui também um departamento interno de comunicação e marketing turístico, especialista na criação de conteúdos, no desenvolvimento de identidades gráficas e na gestão de marcas turísticas. 

Saiba mais

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

O IPDT promove uma análise completa às dinâmicas da procura e da oferta do destino turístico. Durante todo o processo de planeamento envolvemos a opinião dos agentes turísticos e dos residentes garantindo que o Plano dará respostas às diferentes necessidades do território e promoverá um crescimento  turístico sustentável. A Estratégia para o Turismo e a Política de Marketing irá – sempre – propor uma visão e um posicionamento diferenciador no mercado e um modelo de desenvolvimento turístico sustentável.

Saiba mais

Consultoria em estratégia e marketing

Seguir um planeamento estratégico assegura que os objetivos são mais rapidamente alcançados, uma vez que os recursos e o foco são direcionados para esse efeito. O IPDT desenvolve consultoria para empresas e destinos turísticos assumindo diversas tipologias como a assessoria ao desenvolvimento das empresas e a realização de Planos de Negócios e Estudos de Mercado. O IPDT possui também um departamento interno de comunicação e marketing turístico, especialista na criação de conteúdos, no desenvolvimento de identidades gráficas e na gestão de marcas turísticas. 

Saiba mais
Destinos Turísticos

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

Analisamos de forma integrada

  • a oferta e o nível de atratividade
  • a procura atual e potencial
  • o desempenho e o impacto económico do turismo

Damos resposta a questões essenciais do desenvolvimento turístico

  • Como transformar os recursos em produtos turísticos com atratividade nacional e internacional?
  • Como envolver os residentes no desenvolvimento do turismo?
  • Como levar os turistas ao destino?
  • Como captar turistas internacionais nos mercados de origem?
  • Como garantir a sustentabilidade do desenvolvimento turístico?

Garantimos resultados

  • Envolvimento e apoio dos residentes
  • Aumento da notoriedade nacional e internacional
  • Aumento dos fluxos turísticos
  • Atração de investidores e novos negócios
  • Crescimento económico multi-setorial
  • Aumento da consciencialização para a importância da sustentabilidade do desenvolvimento turístico

O IPDT foi a consultora responsável pelo desenvolvimento, entre outros, dos Planos Estratégicos de Marketing do Turismo dos Açores e do Porto e Norte de Portugal.

Conheça todos os Planos Estratégicos desenvolvidos pelo IPDT.

Conheça a nossa metodologia
Empresas e Destinos Turísticos

Consultoria em estratégia e marketing

Recorremos a metodologias próprias e produzimos relatórios operacionais que orientam a implementação das propostas

  • Assessoria ao desenvolvimento de empresas turísticas
  • Planos de negócios e estudos de viabilidade económico-financeira de projetos turísticos
  • Criação e gestão de marcas

O IPDT dispõe um Pacote de Horas, onde o cliente pode utilizar onde, como e quando necessitar.

O “GANHAR” – Pack de Horas IPDT – é resposta ideal para quem procura apoio esporádico em áreas distintas e não tem tempo a perder. Um pack de horas sem prazo de utilização para gastar no que lhe for mais conveniente. Deixe connosco!

O GANHAR integra a consultoria do IPDT nas seguintes áreas:

  • Turismo
  • Estratégia
  • Marketing
  • Marketing digital
  • Economia & Gestão
  • Estudos de mercado
  • Estatística
  • Desenvolvimento sustentável
  • Design gráfico
  • Produção de conteúdos
Conheça o Pack de Horas "GANHAR"
Empresas e Destinos Turísticos

Criação de suportes de comunicação e promoção

Conhecemos profundamente, através de monitorização contínua, os mercados, os comportamentos de consumo e os gostos dos turistas.

Sabemos exatamente que elementos devem constar da comunicação para garantir a utilidade, a pertinência e a eficácia de cada suporte produzido.

  • guias
  • brochuras
  • mapas
  • merchandising

O IPDT possui um departamento interno de comunicação, design e marketing turístico. 

Todos os projetos desenvolvidos pelo IPDT contam com os inputs da equipa interna de comunicação, design e marketing turístico, que analisa o(s) mercado(s) e as suas tendências de consumo, permitindo ajustar a estratégia e a abordagem para otimizar o processo de divulgação, promoção e comercialização de empresas e destinos turísticos.

O IPDT esteve na origem de várias identidades gráficas de marcas turísticas nacionais e internacionais, bem como no desenvolvimento dos respetivos suportes de comunicação e merchandising.

Empresas e Destinos Turísticos

Organização e gestão de eventos promocionais

Eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos

Dispomos de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais, que nos permite organizar e gerir eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos.

As nossas famtrips, presstrips e blogtrips têm-se constituído como ferramentas de comunicação e promoção muito eficazes do ponto de vista da alavancagem da notoriedade de destinos turísticos.

O processo destes eventos passa por três fases de familiarização com o destino com resultados de aumento dos fluxos de turistas:

  • Conhecimento
  • Reconhecimento
  • Recomendação

Organização e preparação da presença estratégica em feiras do turismo, ou especializadas nos produtos turísticos.

A presença em feiras, ou eventos similares, apenas faz sentido com orientação estratégica e com objetivos de alcance de resultados bem definidos. O IPDT, orienta os seus clientes na ótica da participação, através das seguintes ações:

  • Escolha dos eventos
  • Definição da estratégia de participação
  • Assessoria à operacionalização do modo de presença e estabelecimento de contacto
  • Avaliação da presença

MAIS INFORMAÇÕES E ORÇAMENTOS