fbpx Skip to main content

A tradição do Carnaval está fortemente enraizada em algumas regiões do país e, de certa forma, consegue ser uma oportunidade para os destinos afirmarem a sua oferta turística.
Confira neste artigo, os 9 melhores locais para celebrar o Carnaval em Portugal.

Torres Vedras​

Sabia que o Carnaval de Torres Vedras celebra 100 anos este ano? Aqui a animação está garantida. As ruas são o palco principal do cortejo, por onde passa o desfile tradicional de carros alegóricos, acompanhado dos bonecos gigantes, conhecidos como cabeçudos, juntamente com os Zés-Pereiras e as matrafonas.

Funchal

Conheça o Carnaval luso-brasileiro na capital da Ilha da Madeira, o Funchal. Desfiles, música, animação e samba é algo que não irá faltar durante os festejos carnavalescos. As ruas são invadidas pelas cores mais vivas e vibrantes das escolas de samba e pela animação de todos aqueles que participam na festa.

Arcos de Valdevez

É em Arcos de Valdevez que vai estar presente o maior corso carnavalesco transfronteiriço! A cidade de Arcos é palco do melhor Carnaval da zona norte, que tem atraído visitantes espanhóis para esta festividade. Desde os imponentes carros alegóricos, que albergam figuras esculpidas em esferovite, às várias pessoas que se disfarçam para fazerem o ambiente da festa, este é um evento que não pode perder.

Podence – Caretos de Podence

E que tal um Carnaval para comemorar o fim de uma estação? O Carnaval de Podence, no distrito de Bragança, é conhecido pelos Caretos de Podence, que invadem as ruas da cidade durante os 4 dias de festividade. Considerado Património Mundial da UNESCO desde 2019, o traje é composto por roupas coloridas que dão as boas-vindas à Primavera, fazendo-se acompanhar por chocalhos à cintura e pela face diabólica que contrasta com a boa disposição, daqueles que encarnam as personagens.

Vila Nova de Famalicão​

“Eu VOU ao Carnaval de Famalicão”. O Carnaval de Vila Nova de Famalicão é um dos eventos da zona norte que cada vez atrai mais visitantes dos concelhos vizinhos. Além disso, é considerada a noite mais longa da cidade, onde é garantida boa-disposição, com música ao vivo e, claro, com os disfarces daqueles que decoram as ruas, numa das noites mais incríveis e animadas da cidade!

Ovar

Se ainda está para conhecer Ovar, aproveite o feriado do Carnaval para o fazer! O Carnaval de Ovar é um dos principais eventos da zona centro-norte, com tradições mistas, isto é, tanto portuguesa como brasileira. Durante os festejos é possível assistir às danças das escolas de samba e animar-se com a diversidade de disfarces que mantêm o espírito carnavalesco vivo!

Mealhada

Sabia que a Mealhada tem os olhos postos nos dias de Carnaval? Com um ambiente divertido, glamoroso e sensacional, o Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada é palco de muito samba e de incríveis cortejos, onde é dado protagonismo às escolas de samba e a todos os que se disfarçam para estar em sintonia com este dia.

Estarreja

Estarreja ocupa grande parte do mês com os festejos de Carnaval, com abertura no dia 4 de fevereiro, e prolongando-se os festejos até ao dia 21. Estarreja faz-lhe o convite para disfrutar o Carnaval, onde não irá faltar animação, concertos de música, desfiles de disfarces e os cortejos dos emblemáticos carros alegóricos e das escolas de samba.

Loulé

E que tal um destino quente, para festejar o Carnaval? Isso mesmo, Loulé é a cidade ideal, onde, durante estes dias, não irá faltar um bom ambiente com música ao ar livre e nas ruas mais pitorescas, onde os disfarces mais icónicos e os carros alegóricos alegram qualquer um!

>