Na semana passada lançamos um artigo onde apresentamos algumas caraterísticas do perfil do comprador de e-commerce.
Os desafios que a COVID-19 tem lançado faz com que o IPDT apresente esta semana a parte II deste tema, focando outros aspetos que devemos ter em consideração.
O que valorizam mais os consumidores?
– Compra em Loja
- Ver e experimentar antes da compra
- Compra imediata
- Lojas na proximidade
- Maior facilidade na devolução
- Evitar portes de envio
– Compra Online
- Melhor preço
- Compra a qualquer momento, em todo o lado
- Portes grátis
- Variedade de marcas/produtos
- Possibilidade de comprar marcas/produtos que não estejam em lojas próximo de si
Quais são os principais sites de E-commcerce?
- Alibaba
- Aliexpress
- Amazon
- Apple
- eBay
- Etsy
- JD.com
- Rakuten
- Suning Commerce Group
- Walmart
2021: E-commerce vai superar as lojas no maior volume de compras
Um estudo da Euromonitor International identifica 2021 como o ano em que o volume de compras em e-commerce ultrapassará – pela primeira vez na história – o volume alcançado nas lojas físicas.
A loja física: uma experiência mais do que uma interface de compra
À medida que as compras online vão aumentando o seu peso, as lojas físicas têm vindo a alterar o conceito. Mais do que apenas oferecerem os bens/serviços para compra, há uma preocupação maior em proporcionar uma experiência ao cliente, que o faça recordar da marca/loja e aumente, assim, o seu engagement.
As lojas vão, a médio-prazo, passar a ser extensões da loja online, para agilizar de forma mais célere questões que careçam do fator rapidez. Deste modo, é expectável que as todas as lojas físicas, em breve, disponibilizem espaços dedicados para o levantamento de encomendas/compras online, devoluções, ativação de garantias, bem como outros serviços similares.
Voice commerce: Uma tendência no futuro?
Há, ainda, bastantes interrogações quanto à possibilidade da compra de bens e serviços através da nossa voz. Ou seja, falar diretamente para uma plataforma online (preparada para o efeito) e comprar o que desejamos.
Não obstante os prós-e-contras desta forma de compra, um estudo recente da Euromonitor dá conta que em 2023, 4% dos residentes dos Estados Unidos da América e da China deverão utilizar esta tecnologia.
Empresas como a Google, a Microsoft, a Amazon, a Samsung e a Apple têm sido das mais empenhadas no melhoramento do sistema de reconhecimento de voz e da sua agilização em prol de uma mais eficaz utilização.
E o turismo?
Como vem sendo habitual o setor do turismo tem vindo a ser pioneiro na implementação de novas tecnologias/comportamentos de mercado. Sendo um setor de robusta sensibilidade ao ambiente envolvente, vem-se adaptando com sucesso às exigências e necessidades o mercado.
De facto, no setor das viagens, a compra online é um comportamento bastante frequente. A maioria dos turistas já adquirem as suas viagens sem recurso às lojas físicas das agências, optando inclusive pela compra online nas suas plataformas.
O turismo tem sido um dos setores mais ágeis da economia mundial, razão pela qual o seu sucesso tem alcançado o crescimento visto na última década. Nesta fase de break global, o IPDT está certo de que será o turismo um dos principais motores da economia mundial no momento da retoma pós Covid-19.