E-book IPDT®
Guia para a Retoma do Turismo

A pandemia de COVID-19 foi alavanca para uma mudança comportamental com efeitos no consumo turístico. Neste momento de antecipação da retoma e de preparação do futuro é fundamental perceber que o turismo da próxima década será muito diferente.

No âmbito do seu compromisso com o desenvolvimento turístico sustentável, o IPDT® – Turismo e Consultoria lança o e-book “Guia para a retoma do Turismo” com o objetivo de contribuir para uma melhor tomada de decisão dos gestores das empresas e destinos turísticos.

 

Os critérios que pautarão a procura no futuro serão naturalmente distintos. Assistiremos a alterações no comportamento do cliente, que procurará em primeiro lugar mais segurança. O cumprimento e adoção de padrões e medidas de segurança por parte dos equipamentos e instalações turísticas, tendo em conta que a segurança sanitária e/ou alimentar será uma prioridade.

Rita MarquesSecretária de Estado do Turismo
Secretária de Estado do Turismo

Continuamos a apostar no objetivo de mobilizar todo o setor, para nos posicionarmos o melhor possível para poder aproveitar a retoma económica quando ela surgir.
Foi por isso que mobilizámos tantos recursos para apoiar as empresas durante a pandemia. O objetivo traçado foi dar condições às empresas para se manterem viáveis porque no futuro o Turismo será, de novo, um dos principais, senão o principal, motor de crescimento económico e gerador de emprego, de riqueza e de bem-estar social.

Luís AraújoPresidente do Turismo de Portugal
Presidente do Turismo de Portugal

A COVID-19 surge como uma oportunidade para refletir sobre um novo modelo de desenvolvimento dos destinos turísticos. A resposta a esta nova realidade reside num novo modelo de crescimento do turismo, em que os destinos estarão comprometidos com a sustentabilidade, com a coesão territorial e social, com a inovação, com o empreendedorismo e a tecnologia e com valorização das pessoas.

António Jorge CostaPresidente do IPDT- Turismo e Consultoria®

5 conclusões que irá encontrar no E-book "Guia para a Retoma do Turismo"

2022: ano da retoma total

Em 2022 devem ser alcançados resultados próximos dos verificados em 2019.

Segurança é palavra de ordem

Segurança será mais importante que o preço para a decisão do destino.

Natureza e bem-estar são preferência

Empresas e destinos devem estruturar novas ofertas para o turista que integrem o wellness e atividades de natureza.

Sustentabilidade é chave de ouro

Empresas e destinos com práticas sustentáveis vão ser mais valorizados.

Flexibilidade

A longo prazo, os turistas devem aumentar a procura por tarifas refund.

Quer saber mais?

Descarregue o e-book e conheça as outras 25 conclusões!