Skip to main content

Depois de ter concluído a roadtrip pelo litoral centro de Portugal, através da Estrada Nacional 247, chegou a vez de viajar até ao norte e de conhecer os tesouros da sensacional Estrada Nacional 222.

A Estrada Nacional 222 começa na freguesia Mafamude, no centro de Vila Nova de Gaia, e termina em Almendra, no município de Vila Nova de Foz Côa. É uma estrada que soma 226 quilómetros de cenários idílicos, de vinhas plantadas em socalcos e de paisagens em vários tons que o irão acompanhar durante esta inesquecível viagem.

Conheça neste artigo os locais imperdíveis para explorar, deliciar-se e relaxar durante a sua aventura pela Estrada Nacional 222.

Sabia que: a Estrada Nacional 222 é considerada a nacional mais bonita do mundo e, em 2015, foi palco da apresentação do automóvel BMW série 7?

Dica de viagem: Leve consigo uma câmara fotográfica ou outro dispositivo que lhe permita registar os melhores momentos desta roadtrip!

Miradouro de Labercos – a primeira paragem

Ao sair de Vila Nova de Gaia faça uma paragem no Miradouro de Labercos e saboreie a paisagem para o histórico Rio Douro. Assinale o momento com uma fotografia ao lado do rio que serpenteia entre as montanhas.

Castelo de Paiva – uma caixinha de surpresas

Castelo de Paiva é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro. É um ótimo destino para fazer a sua primeira paragem durante o percurso pela Estrada Nacional 222.

Castelo de Paiva

A não perder:

  • Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém – aldeias decoradas por casas construídas em xisto e ruas de calçada tradicional que contam histórias de várias gerações.
  • Praia Fluvial do Castelo ou da Ilha dos Amores – uma praia para todos os gostos, banhada por dois rios – rio Douro e rio Paiva – e com uma vista privilegiada para as colinas e serras.
  • Festa popular de S. João de Castelo de Paiva – considerada a maior tradição da região, que atrai um grande número de pessoas para as festas sanjoaninas, nos dias 23 e 24 de Junho.
  • Miradouro de Catapeixe – um miradouro fascinante e de cortar a respiração que dá palco à beleza primorosa de Castelo de Paiva.
Cinfães

Carregue energias com alguns dos mais saborosos pratos paivenses

Antes de terminar a sua visita, aproveite para carregar energias provando alguns dos pratos típicos, acompanhados por um bom vinho da Região demarcada dos vinhos verdes.

Se for amante de carnes, recomendamos que experimente uma destas opções: a vitela assada, o cozido à lavrador, o arroz de forno ou o cabrito assado. Se preferir peixe, não se preocupe, as especialidades são: iscas de bacalhau, lampreia e sável pescado nos rios Paiva e Douro.

Para sobremesa, experimente as famosas rabanadas à moda de Paiva, a sopa-seca, os melindres e o Pão-de-Ló, que são de chorar por mais.

Poderá saciar o seu apetite num destes restaurantes:

Cinfães

Chegou a vez de conhecer Cinfães, uma terra de encantos, onde o rio se mistura com a montanha, dando origem a paisagens bucólicas de cortar a respiração.

Cinfães é um município que integra o distrito de Viseu. É considerado um destino turístico de escape rural, com grande valor paisagístico, cultural e gastronómico.

Sabia que: Cinfães dá abrigo aos rios mais límpidos e cristalinos da Europa?

Cinfães, Miradouro Teixeiró

À chegada a Cinfães pela Estrada Nacional 222, aproveite para conhecer o miradouro de Teixeiró, onde poderá apreciar de uma paisagem panorâmica para as margens do rio Douro – não se preocupe que o acesso é fácil e existe estacionamento.

Depois, aproveite para conhecer o Penedo de Chieira, uma rocha que guarda um conjunto de incrustações rupestres, cuja datação não é fácil estabelecer. As gravuras revelam uma família: um pai que segura um bastão, uma mãe com um livro e o filho com uma coroa, rodeados por um friso com um disco no canto direito.

Baloiço do Bestança – O baloiço mais fotografado de Portugal

O baloiço do Bestança é um local surpreendente que merece a sua visita. Está suspenso por duas cordas firmes, que o fazem ficar suspenso por cima da água azul cristalina e fresca vinda da cascata Calçada de Cinco Rodas.

Cinfães, Baloiço do Bestança

O acesso ao baloiço é feito por um caminho rochoso por onde deverá caminhar com precaução para prevenir quedas e acidentes. Quando chegar ao baloiço aproveite para se refrescar e saborear um momento de sintonia com a natureza, enquanto sente a magia do local!

Dica: Opte por levar calçado apropriado.

Porto Antigo – o porto dos barcos rabelos

O Porto Antigo foi considerado um dos pontos de paragem mais importantes dos barcos rabelos, que transportavam as pipas do Vinho do Porto, desde o alto Douro até Vila Nova de Gaia.

Em tempos de outrora foi local de descanso dos tripulantes, hoje, funciona como ponto de paragem para os barcos-cruzeiro que transportam diariamente os turistas pelo rio Douro.

Porto Antigo Douro

Sugestão: se pretende dar como terminado o seu dia e está à procura de um alojamento para descansar e saborear uma boa refeição, sugerimos o Hotel do Porto Antigo, que fica nas imediações do local anteriormente referido.

Não perca a continuação deste artigo, que vamos publicar na próxima semana, onde vamos dar continuidade a esta incrível aventura ao longo da estrada nacional 222. Até já!

  • […] a sua aventura pela Estrada Nacional 222, sempre com a companhia do rio Douro e dos socalcos repleto de vinhas, prepare-se para novas […]

  • >