Concluída a segunda parte da roadtrip pela Estrada Nacional 222 – desde Resende até ao Peso da Régua – é a vez de adicionar mais algumas paragens que se demarcam e afirmam como o ADN do Alto Douro dos restantes 99 km de extensão da considerada estrada nacional mais bonita do mundo!
Fique connosco e descubra o que fazer, onde relaxar e saborear os melhores momentos da última etapa da Estrada Nacional 222.
Pinhão
Pinhão é uma freguesia do distrito de Vila Real, conhecida pela sua paisagem deslumbrante, da produção do vinho e também da incrível estação ferroviária por onde passa o Comboio Histórico do Douro.
Sabia que: a estação ferroviária possuí 3.047 azulejos que recriam a paisagem e aquilo que eram as vindimas e toda a agricultura na região do Douro? E que esses azulejos são construídos e pintados pelas oficinas de cerâmica da região de Aveiro?

Faça um passeio de barco pelo Rio Douro
Uma ótima forma de conhecer o Pinhão é fazer um passeio de barco rabelo, pelo rio Douro, onde se pode observar diferentes perspetivas da paisagem – o rio e os socalcos – e testemunhar uma sensação semelhante à dos tripulantes que transportavam as pipas de Vinho do Porto até à cidade invicta.

Conheça uma das quintas produtoras do Vinho Porto
O Pinhão é considerado um local de eleição para fazer provas de Vinho do Porto, com a companhia de uma apetitosa tábua de queijos e enchidos, que poderá fazer numa das várias quinta, eximiamente bem preparadas, para proporcionar experiências inesquecíveis.
Algumas quintas que deverá visitar:
Restaurante Cozinha da Clara
Faça uma refeição no restaurante da Cozinha da Clara – propriedade da Quinta La Rosa – onde poderá deliciar-se com os pratos mais saborosos da essência vila-realense, com uma vista privilegiada para o rio Douro.
Alguns dos pratos que deverá experimentar:
• Bacalhau confitado em azeite La Rosa, puré de batata e molho de caldeira;
• Secretos de porco ibérico com cremoso de batata trufado, espargos e cogumelos;
• Robalo, puré de couve-flor caramelizada, alho francês e amêndoa;
• Magret de pato com escalope foie gras, batata-doce e cogumelos salteados;
Vila Nova Foz de Côa
Localizado no distrito da Guarda, Vila Nova de Foz Côa é uma vila encantadora e charmosa, que dá abrigo a um legado simbólico arqueológico e paisagístico.
Sabia que: em 1994 foram descobertas gravuras de arte rupestre, efetuadas pelos povos pré-históricos onde são retratadas cenas de caça e outros símbolos que confirmam a sua passagem ancestral por Foz Côa?
Dica: aproveite também para conhecer durante a primavera o Vale de Foz Côa pintado pelas mais belas cores das sublimes e harmoniosas amendoeiras em flor.
Clique aqui para saber mais.

Parque arqueológico de Foz Côa
O parque arqueológico de Foz Côa é considerado Património da Humidade pela UNESCO desde 1998 e o maior museu arqueológico ao ar livre do mundo!
Ao longo da sua área é possível visualizar aproximadamente 1000 pinturas da arte rupestre, desenhadas em pedras de xisto, espalhados em 80 locais diferentes.

Estação Ferroviária do Côa
A Estação ferroviária do Côa encontra-se inativa desde 1988, facto que poderá tornar a visita enigmática, com um toque de suspense e, ao mesmo tempo, maravilhosamente bonita, pela paisagem que se tem para o rio Douro.
Dica: explore este local, idealmente, quando a cor do céu estiver escura, irá reparar que o local terá mais encanto e mistério.

Restaurante do Côa Museu
O restaurante do Côa Museu está localizado num dos pontos mais altos da vila e oferece uma ampla vista para o Douro Vinhateiro, enquanto carrega energias com os maravilhosos pratos regionais, acompanhados pelos excelentes vinhos da Região Demarcada do Douro.
Dica: ao sair do restaurante, poderá visitar o miradouro que se encontra a poucos metros de distância.
Almendra – “Final da Estrada Nacional 222 “
Chegou ao fim da sua roadtrip pela Estrada Nacional 222, onde durante o seu percurso foi brindado pelas imagens cénicas e fabulosas oriundas dos vários elementos da natureza que combinadas deram palco a experiências incríveis e memoráveis.
Para terminar a sua viagem, desloque-se até ao marco que assinala o fim da Estrada Nacional 222 e deixe o seu testemunho de que concluiu o percurso pela estrada nacional mais bonita do mundo!