fbpx Skip to main content

Concluída a roadtrip pela Estrada Nacional 103, chegou a vez de percorrermos a Estrada Nacional 247.

A Estrada Nacional 247 é uma estrada litoral que liga os concelhos de Peniche a Cascais, numa distância de 117 quilómetros repletos de muita cor e de aromas provenientes do oceano atlântico e das serras circundantes. É considerada uma roadtrip obrigatória para surfistas de todo o mundo.

Confira neste artigo os pontos de passagem mais emblemáticos para conhecer, descansar e saborear ao longo desta roadtrip.

Peniche – a capital da onda

Conhecida pelas suas caraterísticas de cidade piscatória, Peniche consegue ser uma verdadeira caixinha de surpresas, no que diz respeito ao património histórico-cultural, à gastronomia saborosa – à base do peixe sempre fresco – e às paisagens fascinantes, que podem ser apreciadas a partir do miradouro da Fortaleza de Peniche, do Farol do Carvoeiro, do miradouro da Cruz dos Remédios ou do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

Sabia que: a praia do Medão – Supertubos – possuí o maior pipeline da Europa? É considerada uma das melhores praias europeias para praticar surf por causa das ondas tubulares perfeitas que aí se formam.

 

Lourinhã

Saindo de Peniche continue pela Estrada Nacional 247 e faça uma paragem na vila da Lourinhã e explore os seus encantos.

A Lourinhã foi palco de um dos episódios mais marcantes da história portuguesa. No seu território travou-se a última batalha da primeira invasão francesa em Portugal, em 1807, sob o comando do general Junot – a Batalha do Vimeiro.

Sugestão: Uma ótima forma de conhecer os pormenores da Batalha do Vimeiro é visitar o Centro da Interpretação da Batalha do Vimeiro, onde estão expostos armamentos e fardas das tropas invasoras, sendo também possível fazer uma visita guiada pelos percursos pedestres e pelos campos de batalha.

As invasões francesas estão também na origem da famosa Aguardente da Lourinhã, por isso considere uma visita à Adega Cooperativa da Lourinhã. As visitas às caves funcionam sob marcação e o visitante pode conhecer todos os tipos de barris e tostas utilizadas durante o processo de envelhecimento.

Sabia que: a Aguardente da Lourinhã é conhecida em todo o mundo?

Sugestão: faça uma paragem na pastelaria Lourinius, onde poderá saborear e levar consigo os prestigiados pastéis de aguardente.

Praia de Porto Dinheiro

Agora que terminou a sua visita à Lourinhã, aproveite para relaxar na praia de Porto de Dinheiro, onde será cumprimentado pela paisagem sublime em tons dourados, que contrasta com as variações de azul da água do mar.

Sabia que: a praia de Porto Dinheiro possui Bandeira Azul? Qualidade ambiental, segurança e conforto, não irão faltar durante a sua visita!

Sugestão: caso seja hora de almoçar, aproveite para fazer uma refeição apetitosa num dos restaurantes localizados à saída da praia (O Viveiro ou o Chico Neto), onde será recompensado com um bom prato regional e uma soberba vista para o mar.

Passadiço das Escarpas da Maceira

Logo à face da Estrada Nacional 247, no concelho de Torres Vedras, aproveite para conhecer o passadiço das Escarpas da Maceira, que faz a ponte entre as localidades de Porto Novo e Maceira.

O passadiço das Escarpas da Maceira é um trilho de sonho para ser aproveitado, onde é possível contemplar cenários idílicos, através das cores vibrantes de cada estação, sobretudo os tons do outono e inverno que contrastam com as cores mais eufóricas da primavera e do verão.

Miradouro do Alto da Vela

Relaxante e cénico: são as principais caraterísticas do Miradouro do Alta da Vela. O acesso até ao local é feito por um caminho arenoso, mas à chegada irá deslumbrar-se com uma vista para o horizonte azul, que se mistura harmoniosamente com a areia dourada e o vermelho das arribas.

Dica: quando estiver no miradouro, olhe para Norte de forma a conseguir observar a Praia Formosa, o Penedo do Guincho e, se as condições meteorológicas permitirem, o arquipélago das Berlengas. Se olhar para Sul pode observar a Praia Azul, a Foz do Sizandro e os campos da Quinta da Areia.

Finda esta jornada, descanse num dos hotéis à beira-mar e usufrua das comodidades relaxantes de cada um. Deixamos-lhe algumas sugestões que poderá considerar:

 

Ericeira – “terra de ouriços”

Situada no concelho de Mafra, a Ericeira é uma freguesia com caraterísticas muito próprias e singulares, quer seja pela extensão de praias de azul cristalino que se conjugam com as arribas avermelhadas, quer seja pela vila, onde a comunidade simpática e 100% ligada ao surf sabe receber como ninguém.

Sabia que: o nome de Ericeira está relacionado com o ouriço do mar? O nome deve-se à abundância de ouriços do mar que em tempos existiu naquelas praias.

Miradouro do Guardião de Surf – “a meca do surf”

Uma ótima forma de começar a sua jornada pela Ericeira é visitar o miradouro do Guardião de Surf, onde poderá observar a praia de Ribeiras d’Ilhas, considerada por especialistas como a melhor praia da Europa para a prática de surf, desde 1985, e palco de vários campeonatos mundiais.

Dica: se quiser ter acesso à praia, poderá fazê-lo de duas formas. A primeira será através da escadaria que liga o miradouro até à praia e potencia uma imagem cénica. A segunda, será por uma estrada, que vai até a uma zona de estacionamento ao lado da praia.

Se pretende surfar nas ondas empolgantes da praia da Ribeira d’Ilhas e não possuir equipamento especializado, não se preocupe, poderá alugá-lo numa das escolas de surf que existem no local.

O centro da vila

Estacione o carro num dos parques de estacionamento disponíveis e prepare-se para conhecer o centro da Ericeira a caminhar.

  • Comece por fazer os “Caminhos da Poesia” – um percurso dedicado ao escritor Fernando Pessoa – que tem início no Parque Urbano de São Sebastião e termina na praia do Sul, dando a conhecer a zona costeira da vila;
  • Conheça o Mercado Municipal da Ericeira – onde vai encontrar bancas repletas de peixe e marisco fresco, capturados na orla costeira, bem como frutas e legumes cultivados nos solos da região;
  • Visite a Praça da República ou “Praça do Jogo da Bola” – uma praça central que tem as melhores pastelarias da vila;
  • Relaxe na praia dos Pescadores – uma praia localizada no centro da vila, considerada perfeita para descansar e refrescar-se com alguns mergulhos. Além dos atributos naturais há também uma curiosidade histórica ligada a este local: foi de lá que partiu o último rei de Portugal para o exílio;
  • Saboreie a gastronomia típica da Ericeira, com destaque para as caldeiradas e ensopados de peixe, bem como os pratos confecionados à base de marisco, nos restaurantes Cozinha 21 e Marisqueira Mar à Vista. Pode também experimentar as saborosas tapas no Taberna La Popular ou no Prédio, que possui um rooftop onde pode apreciar sushi de qualidade.

Termine o seu dia no 1012 Boutique Guest House

Logo à face da Estrada Nacional, o 1012 Boutique Guest House é uma das várias opções disponíveis para carregar energias.

O 1012 Boutique Guest House está localizado no centro de Sintra e a sua posição geográfica favorece a rápida deslocação até às atrações turísticas que aí residem, como é o caso da Quinta da Regaleira (7 minutos) e o Palácio da Pena (3 minutos).

 

Sintra – Paisagem Cultural

Inicie o seu dia a explorar a bela vila de Sintra, um local carismático e repleto de paisagens de cortar a respiração.

Sabia que: Em 1995, Sintra foi classificada como Património Mundial da UNESCO na categoria de “Paisagem cultural”?

Comece por conhecer o Palácio Nacional da Pena, considerado expoente máximo do romantismo, quer seja pela sua arquitetura soberba e magnânima, quer pelos jardins charmosos e coloridos, que dão vida a uma atmosfera apaixonante e misteriosa.

Dica: Se estiver nevoeiro, verá a magia do Palácio no seu auge!

Já que está pela vila, não deixe de comer uma queijada. Se nunca provou, não sabe o que está a perder! Pode encontrá-las na Pastelaria Gregório, na Casa Piriquita, na Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa ou na Dona Estefânia.

Despeça-se de Sintra com uma visita à Quinta da Regaleira, um palácio que faz lembrar os contos de fadas, repleto de jardins, esculturas, lagos, grutas e construções enigmáticas!

Almoce no Restaurante Piscinas Azenhas do Mar

Continuando o trajeto pela Estrada Nacional 247, faça um desvio para o litoral de Sintra e vá até um dos mais belos cenários da costa portuguesa – o Restaurante Piscinas Azenhas do Mar.

O restaurante é uma verdadeira cereja no topo de um bolo. Aqui poderá deliciar-se com uma boa refeição à base de peixe e marisco, e uma vista idílica para as ondas vibrantes do oceano Atlântico e para as arribas em tons terra.

Dica: aproveite para explorar a praia com rochas que retém a água da maré baixa, dando origem a uma piscina natural.

 

Cascais – o último destino a conhecer

Aconchegante, colorida e elegante. Cascais é uma vila portuguesa costeira que integra a roadtrip pela Estrada Nacional 247. É um destino prestigiado pela sua atmosfera harmoniosa, atraindo todos os anos um grande número de turistas.

A caminho de Cascais, aproveite para fazer uma paragem na praia do Guincho, uma praia de referência para os praticantes de desportos náuticos, sobretudo para a comunidade surfista, onde todos os anos é realizado o campeonato mundial de surf, windsurf e kitesurf. Além disso, também é ideal para recarregar as energias com uns bons banhos de sol.

Sabia que: nesta praia é possível observar uma chaminé vulcânica, constituída por um afloramento de rocha balsâmica? Para conseguir visualizá-la terá de esperar pela maré baixa.

Continue a explorar Cascais através deste percurso que o irá conduzir até ao Farol do Cabo Raso, um edifício com uma arquitetura militar seiscentista, considerado um ponto de referência, com uma bela vista panorâmica.

Antes de terminar a sua viagem, aproveite para degustar um rodízio de peixe e marisco no restaurante Baía do Peixe, que se localiza no coração de Cascais.

Dica: No fim, despeça-se com um último passeio pela marina de Cascais.

Sabia que: o final da Estrada Nacional 247 dá início à Estrada Nacional 6?
Clique aqui para ler o artigo sobre esta incrível roadtrip.

  • […] de ter concluído a roadtrip pelo litoral centro de Portugal, através da Estrada Nacional 247, chegou a vez de viajar até ao norte e de conhecer os tesouros da sensacional Estrada Nacional […]

  • >