Skip to main content

Já se imaginou a conduzir numa estrada com vista privilegiada para o oceano, onde o azul do mar e o dourado das areias tornam-se num cenário único, sumptuoso e paradisíaco?

Fique a saber que esta estrada existe mesmo e o melhor de tudo é que fica em Portugal!

A Estrada Nacional 6 – mais conhecida como Avenida Marginal – é uma estrada nacional portuguesa de 25 km que liga a cidade de Cascais até Lisboa, atravessando a costa do Estoril, tendo a companhia do Rio Tejo.

Ao longo do trajeto são vários os pontos turísticos e de visita obrigatória. Descubra neste artigo os melhores locais para saborear, descansar e conhecer durante a sua roadtrip pela Estrada Nacional 6.

Praia do Tamariz

A praia do Tamariz é o local perfeito para relaxar enquanto ouve o mar.

Se procura abrir o apetite e saborear uma refeição completa de carne ou peixe, convidámo-lo a visitar o restaurante “Praia do Tamariz”, onde não irão faltar várias opções para repor as energias com vista para o oceano Atlântico.

Miradouro da Azarujinha​

Localizado na praia da Azarujinha – em S. João do Estoril – o Miradouro da Azarujinha é um ponto de interesse que tem mesmo de conhecer, seja qual for a hora do dia. É um local perfeito e calmo para observar o mar, onde os vários elementos da natureza falam por si e, especialmente, para si.

Dica: a melhor altura para visitar é no pôr-do-sol, observando a paisagem panorâmica com o laranja do céu e o azul cristalino do oceano.

Miradouro Pedra do Sal​

Localizado em S. Pedro do Estoril, encontra-se o Miradouro Pedra do Sol, que funciona como uma varanda com vista para as águas do Atlântico. Ao lado do miradouro encontram-se as Grutas Artificiais de São Pedro do Estoril.

Pela costa encontram-se superfícies de pedra, moldadas pela força dos elementos, e chamadas de Lapiás Costeiros. Uma dessas estruturas geológicas é a Pedra do Sal, com idade entre os 90 e os 120 mil anos.

Curiosidade: o nome Pedra do Sal deve-se ao processo provocado pelo mar. Durante a maré alta a água cobria a pedra e parte da água ficava retida na fenda. Com a evaporação provocada pela baixa-mar gerava-se o sal. Desta forma as pedras ficavam cobertas de sal, dando a possibilidade de o mineral ser extraído pelos pescadores locais para conservação de alimentos.

Piscina natural da Praia das Avencas​

Fascinante, fabulosa e relaxante. São as palavras utilizadas para descrever a Piscina Natural da Praia das Avencas, que se localiza à face da Estrada Nacional 6. É uma praia repleta de biodiversidade e de muita cor, onde o azul, o dourado e o verde predominam e fazem deste um ponto de paragem obrigatória!

O acesso à praia é feito através da rua Domingos José Morais onde, à chegada, é brindado com uma espetacular panorâmica: do lado esquerdo tem a piscina natural e do lado direito o areal e o mar.

Curiosidade: O nome da Praia das Avencas deve-se à existência abundante de Avencas, uma planta utilizada para fins terapêuticos.

Nota: Se procura mergulhar na piscina natural, recomendámo-lo que o faça na maré alta.

Abra o apetite no restaurante “A Pastorinha”

Considerada uma referência na linha de Cascais, o restaurante “A Pastorinha” é um estabelecimento perfeito para o convidar a saborear a gastronomia típica, enquanto repousa e carregas energias. O restaurante está localizado na Avenida Marginal de Carcavelos, com uma vista fabulosa, e possuí um cardápio para todos os gostos. Desde os mais variados e apetecidos peixes e mariscos, das carnes maturadas e suculentas, que são de chorar por mais, até aos pratos vegetarianos, incrivelmente espetaculares.

Forte de São Julião da Barra ​

Localizado na ponta de São Gião, no extremo oeste de Oeiras, encontra-se o, monumento e património nacional, Forte de São Julião da Barra. Mandado construir por D. João III, o edifício desempenhou vários papéis ao longo da sua história: foi reforço defensivo da Barra do Rio Tejo; foi Colégio Militar; foi uma prisão onde esteve preso o General Gomes Freire de Andrade, e ainda um local que representava os organismos integrados da Defesa Nacional.

Sabia que: em 1957 foi classificado como Imóvel de Interesse Público?

Durma no Inatel Oeiras – percorra esta bela estrada marginal 

Recupere as energias no Inatel Oeiras. O Hotel situa-se à face da Estrada Nacional 6 com uma vista privilegiada para o Estuário do rio Tejo. Se achar que ainda não é tempo para descansar, convidamo-lo a fazer uma curta caminhada a pé até à marina do Porto de Recreio de Oeiras. Verá que vale a pena!

Informações: o Hotel inclui um parque de estacionamento, restaurante, esplanada com vista para o rio, bar e piscina exterior.

Jardins da Real Quinta de Caxias​

Os jardins da Real Quinta de Caxias são um lugar excelente para passear. Este local é considerado um dos monumentos mais importantes do concelho de Oeiras e uma representação máxima da sociedade aristocrata dos séculos XVII e XVIII. Durante o percurso é possível encontrar lagos, esculturas e miradouros que tornam esta quinta um sítio único e especial.

Sabia que: os Jardins da Real Quinta de Caxias são inspirados nos jardins de Versailles?

Horário de funcionamento: 09:00 até às 21:00

Caminhe da Torre de Belém até ao Padrão dos Descobrimentos ​

Quase a chegar ao fim da Estrada Nacional 6, faça uma paragem naquela que é uma das 7 Maravilhas de Portugal – a Torre de Belém – e, daí, caminhar lado a lado com o Rio Tejo até ao Pavilhão dos Descobrimentos, onde poderá observar as figuras mais icónicas associadas à época dos descobrimentos.

Caminhe pela beira rio e veja o Terreiro do Paço e o Arco da Rua Augusta

Aproveite para conhecer e sentir uma das zonas mais icónicas e movimentadas de Lisboa, palco de grandes acontecimentos históricos: o Terreiro do Paço. Poderá também explorar o Arco do Triunfo da Rua Augusta, que serve de porta de entrada para uma das zonas mais carismáticas da capital e de miradouro para um dos grandes palcos da revolução política 25 de Abril.

Sabia que: O Arco Augusta simboliza a força do renascimento de Lisboa, após o terramoto de 1755? Além disso é um tributo à grandiosidade dos portugueses na conquista e na descoberta de novas culturas. Repare na frase escrita em latim, no topo da fachada do edifício que, traduzida em português, diz o seguinte: “Às Virtudes Dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento.”

Faça um desvio até Alfama e conheça a casa restaurante Parreirinha de Alfama

Se procura saborear uma refeição num ambiente típico português, fazemos questão que conheça a casa de fado Parreirinha de Alfama. Verá que vai valer a pena! A Parreirinha reserva o ambiente informal e familiar que o fado tanto pede. Aqui poderá saborear uma refeição completa, de carne, peixe, ou marisco ao som de um bom fado.

Sabia que: Amália Rodrigues já atuou neste estabelecimento?

>