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Estratégia e Marketing Turístico

O sucesso do turismo depende do planeamento e desenvolvimento de uma estratégia integrada para o setor que oriente a atuação das empresas e dos destinos turísticos.

Como podemos ajudar

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

O IPDT promove uma análise completa às dinâmicas da procura e da oferta do destino turístico. Durante todo o processo de planeamento envolvemos a opinião dos agentes turísticos e dos residentes garantindo que o Plano Estratégico de Turismo dará respostas às diferentes necessidades do território. A Estratégia para o Turismo e a Política de Marketing irá propor uma visão e um posicionamento diferenciador no mercado e um modelo de desenvolvimento turístico sustentável.

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Consultoria em turismo e marketing

O IPDT desenvolve consultoria em turismo e em marketing para empresas e destinos turísticos assumindo diversas tipologias como a assessoria ao desenvolvimento de Planos de Negócios, Estudos de Mercado, Estratégias para o Turismo, Planos de Marketing. O IPDT possui um departamento de comunicação e marketing turístico, especialista na criação de conteúdos, identidades gráficas e na gestão de marcas turísticas. 

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Criação de suportes promocionais

Desenvolvemos suportes comunicacionais para o turismo que permitem às empresas e destinos turísticos e reforçar a sua notoriedade no mercado e melhorar a qualidade da informação disponível. Todos os materiais integram um processo estratégico e criativo para alcançar os públicos-alvo e dar resposta às suas necessidades em todos os momentos da experiência turística.

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Organização e gestão de eventos promocionais

O IPDT apoia na organização e coordenação de presstrips, blogtrips e famtrips, dispondo de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais. Todos se encontram devidamente segmentados de acordo com a sua área/interesse de conteúdo e peso de influência nos mercados desejados. 

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Destinos Turísticos

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

Analisamos de forma integrada

  • a oferta e o nível de atratividade
  • a procura atual e potencial
  • o desempenho e o impacto económico do turismo

Damos resposta a questões essenciais do desenvolvimento turístico

  • Como transformar os recursos em produtos turísticos com atratividade nacional e internacional?
  • Como envolver os residentes no desenvolvimento do turismo?
  • Como levar os turistas ao destino?
  • Como captar turistas internacionais nos mercados de origem?
  • Como garantir a sustentabilidade do desenvolvimento turístico?

Garantimos resultados

  • Envolvimento e apoio dos residentes na estratégia para o turismo
  • Aumento da notoriedade nacional e internacional
  • Aumento dos fluxos turísticos
  • Atração de investidores e novos negócios
  • Crescimento económico multi-setorial
  • Sensibilizar para a importância da sustentabilidade do desenvolvimento turístico

O IPDT foi a consultora responsável pelo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal.

Conheça os Planos Estratégicos de Turismo desenvolvidos pelo IPDT – Consultoria em Turismo.

Empresas e Destinos Turísticos

Consultoria em turismo e marketing

Recorremos a metodologias próprias e produzimos relatórios operacionais que orientam a implementação das propostas

  • Assessoria ao desenvolvimento de empresas turísticas
  • Planos de negócios e estudos de viabilidade económico-financeira de projetos turísticos
  • Criação e gestão de marcas

O IPDT dispõe um Pacote de Horas, onde o cliente pode utilizar onde, como e quando necessitar.

O “GANHAR” – Pack de Horas IPDT – é resposta ideal para quem procura apoio esporádico em áreas distintas e não tem tempo a perder. Um pack de horas sem prazo de utilização para gastar no que lhe for mais conveniente. Deixe connosco!

O GANHAR integra a consultoria do IPDT nas seguintes áreas:

  • Estratégia em Turismo
  • Marketing Turístico
  • Marketing digital para o Turismo
  • Estudos de mercado
  • Estatística
  • Desenvolvimento turístico sustentável
  • Design gráfico
Conheça este produto
Empresas e Destinos Turísticos

Criação de suportes de comunicação e promoção

Conhecemos profundamente, através de monitorização contínua, os mercados, os comportamentos de consumo e os gostos dos turistas.

Sabemos exatamente que elementos devem constar da comunicação para garantir a utilidade, a pertinência e a eficácia de cada suporte produzido.

  • guias turísticos
  • brochuras turísticas
  • mapas turísticos
  • merchandising

O IPDT possui um departamento interno de comunicação, design e marketing turístico. 

Os projetos desenvolvidos pelo IPDT contam com os inputs da equipa interna de comunicação, design e marketing turístico, que analisa o mercado e as suas tendências de consumo, ajustando a estratégia e a abordagem para otimizar o processo de divulgação, promoção e comercialização de empresas e destinos turísticos.

O IPDT esteve na origem de várias identidades gráficas de marcas turísticas nacionais e internacionais, bem como no desenvolvimento dos respetivos suportes de comunicação e merchandising.

Empresas e Destinos Turísticos

Organização e gestão de eventos promocionais

Eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos

Dispomos de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais, que nos permite organizar e gerir eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos.

As nossas famtrips, presstrips e blogtrips têm-se constituído como ferramentas de comunicação e promoção muito eficazes do ponto de vista da alavancagem da notoriedade de destinos turísticos.

O processo destes eventos passa por três fases de familiarização com o destino com resultados de aumento dos fluxos de turistas:

  • Conhecimento
  • Reconhecimento
  • Recomendação

Organização e preparação da presença estratégica em feiras do turismo, ou especializadas nos produtos turísticos.

A presença em feiras, ou eventos similares, apenas faz sentido com orientação estratégica e com objetivos de alcance de resultados bem definidos. O IPDT, orienta os seus clientes na ótica da participação, através das seguintes ações:

  • Escolha dos eventos
  • Definição da estratégia de participação
  • Assessoria à operacionalização do modo de presença e estabelecimento de contacto
  • Avaliação da presença

Conheça alguns Projetos do IPDT®

Marca Mondego-Bussaco

Marca Mondego-Bussaco

Marca Turística Mondego-Bussaco

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores | Horizonte 2030

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores | Horizonte 2030

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores | Horizonte 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras | Horizonte 2028

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras | Horizonte 2028

Threads of Gold by Póvoa de Lanhoso – Build Your Own Jewel

Threads of Gold by Póvoa de Lanhoso – Build Your Own Jewel

Threads of Gold by Póvoa de Lanhoso – Build Your Own Jewel

Braga - I DO! BRAGA

Braga – I DO!

Braga - I DO! BRAGA

Assessoria ao processo de criação da marca para o Turismo de Cabo Verde

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde

Branding e comunicação: Grande Rota 50 Peneda-Gerês 

ADERE – Peneda Gerês

Branding: Vila Nova de Gaia, the Home of Port Wine 

Município de Vila Nova de Gaia

Branding e comunicação: Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango - Angola

Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango

Branding e comunicação: Discover Melgaço, o Destino de Natureza mais radical de Portugal 

Município de Melgaço

Estratégia para o Turismo de Coruche – Diferenciar Coruche

Município de Coruche

Estratégia para o Turismo de Sever do Vouga

Município de Sever do Vouga

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores

Direção Regional de Turismo dos Açores

Estratégia de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal

Turismo do Porto e Norte de Portugal

Estratégia de Marketing para o Turismo da Madeira

SRETC da Madeira

Plano de Marketing para o Turismo de Cabo Verde

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde

Estratégia de Desenvolvimento e Promoção Turística de Vila Nova de Gaia

Município de Vila Nova de Gaia

Plano de Comunicação da Reserva Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês

ADERE - Peneda-Gerês

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Melgaço

Município de Melgaço

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Amarante

Município de Amarante

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vale de Cambra

Município de Vale de Cambra

Campanha Todos Fazemos Parte – Açores

SREAT Açores

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Santa Maria da Feira

Município de Santa Maria da Feira

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila do Conde

Município de Vila do Conde

Campanha: Take the Ocean Home

Município de Vila Nova de Gaia

Rebranding e plano de marketing: Peniche – Capital da Onda

Município de Peniche

Branding: Visit Vila do Conde  

Município de Vila do Conde

Branding: Parque de La Salette – CM Oliveira de Azeméis

Parque de La Salette

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