O IPDT promove uma análise completa às dinâmicas da procura e da oferta do destino turístico. Durante todo o processo de planeamento envolvemos a opinião dos agentes turísticos e dos residentes garantindo que o Plano Estratégico de Turismo dará respostas às diferentes necessidades do território. A Estratégia para o Turismo e a Política de Marketing irá propor uma visão e um posicionamento diferenciador no mercado e um modelo de desenvolvimento turístico sustentável.
Estratégia e Marketing Turístico
O sucesso do turismo depende do planeamento e desenvolvimento de uma estratégia integrada para o setor que oriente a atuação das empresas e dos destinos turísticos.
Como podemos ajudar
Consultoria em turismo e marketing
O IPDT desenvolve consultoria em turismo e em marketing para empresas e destinos turísticos assumindo diversas tipologias como a assessoria ao desenvolvimento de Planos de Negócios, Estudos de Mercado, Estratégias para o Turismo, Planos de Marketing. O IPDT possui um departamento de comunicação e marketing turístico, especialista na criação de conteúdos, identidades gráficas e na gestão de marcas turísticas.
Criação de suportes promocionais
Desenvolvemos suportes comunicacionais para o turismo que permitem às empresas e destinos turísticos e reforçar a sua notoriedade no mercado e melhorar a qualidade da informação disponível. Todos os materiais integram um processo estratégico e criativo para alcançar os públicos-alvo e dar resposta às suas necessidades em todos os momentos da experiência turística.
Organização e gestão de eventos promocionais
O IPDT apoia na organização e coordenação de presstrips, blogtrips e famtrips, dispondo de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais. Todos se encontram devidamente segmentados de acordo com a sua área/interesse de conteúdo e peso de influência nos mercados desejados.
Destinos Turísticos
Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico
Analisamos de forma integrada
- a oferta e o nível de atratividade
- a procura atual e potencial
- o desempenho e o impacto económico do turismo
Damos resposta a questões essenciais do desenvolvimento turístico
- Como transformar os recursos em produtos turísticos com atratividade nacional e internacional?
- Como envolver os residentes no desenvolvimento do turismo?
- Como levar os turistas ao destino?
- Como captar turistas internacionais nos mercados de origem?
- Como garantir a sustentabilidade do desenvolvimento turístico?
Garantimos resultados
- Envolvimento e apoio dos residentes na estratégia para o turismo
- Aumento da notoriedade nacional e internacional
- Aumento dos fluxos turísticos
- Atração de investidores e novos negócios
- Crescimento económico multi-setorial
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade do desenvolvimento turístico
O IPDT foi a consultora responsável pelo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal.
Conheça os Planos Estratégicos de Turismo desenvolvidos pelo IPDT – Consultoria em Turismo.
Empresas e Destinos Turísticos
Consultoria em turismo e marketing
Recorremos a metodologias próprias e produzimos relatórios operacionais que orientam a implementação das propostas
- Assessoria ao desenvolvimento de empresas turísticas
- Planos de negócios e estudos de viabilidade económico-financeira de projetos turísticos
- Criação e gestão de marcas
O IPDT dispõe um Pacote de Horas, onde o cliente pode utilizar onde, como e quando necessitar.
O “GANHAR” – Pack de Horas IPDT – é resposta ideal para quem procura apoio esporádico em áreas distintas e não tem tempo a perder. Um pack de horas sem prazo de utilização para gastar no que lhe for mais conveniente. Deixe connosco!
O GANHAR integra a consultoria do IPDT nas seguintes áreas:
- Estratégia em Turismo
- Marketing Turístico
- Marketing digital para o Turismo
- Estudos de mercado
- Estatística
- Desenvolvimento turístico sustentável
- Design gráfico
Empresas e Destinos Turísticos
Criação de suportes de comunicação e promoção
Conhecemos profundamente, através de monitorização contínua, os mercados, os comportamentos de consumo e os gostos dos turistas.
Sabemos exatamente que elementos devem constar da comunicação para garantir a utilidade, a pertinência e a eficácia de cada suporte produzido.
- guias turísticos
- brochuras turísticas
- mapas turísticos
- merchandising
O IPDT possui um departamento interno de comunicação, design e marketing turístico.
Os projetos desenvolvidos pelo IPDT contam com os inputs da equipa interna de comunicação, design e marketing turístico, que analisa o mercado e as suas tendências de consumo, ajustando a estratégia e a abordagem para otimizar o processo de divulgação, promoção e comercialização de empresas e destinos turísticos.
O IPDT esteve na origem de várias identidades gráficas de marcas turísticas nacionais e internacionais, bem como no desenvolvimento dos respetivos suportes de comunicação e merchandising.
Empresas e Destinos Turísticos
Organização e gestão de eventos promocionais
Eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos
Dispomos de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais, que nos permite organizar e gerir eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos.
As nossas famtrips, presstrips e blogtrips têm-se constituído como ferramentas de comunicação e promoção muito eficazes do ponto de vista da alavancagem da notoriedade de destinos turísticos.
O processo destes eventos passa por três fases de familiarização com o destino com resultados de aumento dos fluxos de turistas:
- Conhecimento
- Reconhecimento
- Recomendação
Organização e preparação da presença estratégica em feiras do turismo, ou especializadas nos produtos turísticos.
A presença em feiras, ou eventos similares, apenas faz sentido com orientação estratégica e com objetivos de alcance de resultados bem definidos. O IPDT, orienta os seus clientes na ótica da participação, através das seguintes ações:
- Escolha dos eventos
- Definição da estratégia de participação
- Assessoria à operacionalização do modo de presença e estabelecimento de contacto
- Avaliação da presença