was successfully added to your cart.

Carrinho

A iniciativa visa criar e implementar uma estratégia para o setor, alinhada com as diretrizes regionais e nacionais para o turismo 

O Município de Coruche, em estreita colaboração com o IPDT – Turismo e Consultoria, vai desenvolver e implementar uma Estratégia para o setor do Turismo. O objetivo passa pela definição de uma estratégia estruturada, explorando a oferta disponível no território, consolidando-a nos seus elementos diferenciadores. O objetivo é tornar Coruche um destino atrativo para visitantes, nacionais e internacionais, que deixem no território marcas positivas para todos os residentes.

A pertinência deste trabalho, que agora se inicia, remete para a um novo recomeço, para a tão esperada retoma da normalidade e do consequente aumento da mobilidade, que voltará a permitir o usufruto dos benefícios que o turismo acarreta para a saúde física e mental das pessoas. O Município acredita que reúne todos os recursos e condições para atrair uma nova procura com valores assentes na busca pela natureza e pelas tradições preservadas.

A Sessão Inicial de Apresentação do Projeto decorreu terça-feira, pelas 18h30, em formato online, com a participação de Célia Barroso, Vereadora do Turismo de Coruche, Vítor Silva, Presidente da Região do turismo do Alentejo e dos agentes públicos e privados com ligação ao turismo do Município, bem como da equipa do IPDT, responsável pelo projeto.  

O turismo tem registado um crescimento contínuo, sendo um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentado das regiões. Por esse motivo, o IPDT frisa que é fundamental existir mobilização e cooperação de todos no processo estratégico que vai ser delineado para Coruche, uma vez que a união de forças dos parceiros envolvidos permitirá impulsionar a competitividade e o crescimento económico. 

Esta abordagem vai promover um posicionamento diferenciador do destino junto dos principais mercados emissores de turistas e dotar os agentes económicos de ferramentas essenciais para desenvolver os seus negócios, colocando Coruche no mapa nacional de destinos de referência e visitação obrigatória. 

O documento estratégico, que resultará de um trabalho contínuo de cerca de 9 meses, elaborado por uma equipa técnica de referência e com financiamento do Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, no âmbito da P.I. – Investimentos no contexto de estratégias de desenvolvimento local de base comunitária” (FEDER), apresentado à Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana,  vai integrar um plano de ação que instruirá a implementação das medidas necessárias ao desenvolvimento sustentado do setor do turismo de Coruche.

>