Estratégia e Marketing Turístico

O sucesso do turismo depende do planeamento e desenvolvimento de uma estratégia integrada para o setor que oriente a atuação das empresas e dos destinos turísticos.

Como podemos ajudar

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

O IPDT promove uma análise completa às dinâmicas da procura e da oferta do destino turístico. Durante todo o processo de planeamento envolvemos a opinião dos agentes turísticos e dos residentes garantindo que o Plano Estratégico de Turismo dará respostas às diferentes necessidades do território. A Estratégia para o Turismo e a Política de Marketing irá propor uma visão e um posicionamento diferenciador no mercado e um modelo de desenvolvimento turístico sustentável.

Saiba mais

Consultoria em turismo e marketing

O IPDT desenvolve consultoria em turismo e em marketing para empresas e destinos turísticos assumindo diversas tipologias como a assessoria ao desenvolvimento de Planos de Negócios, Estudos de Mercado, Estratégias para o Turismo, Planos de Marketing. O IPDT possui um departamento de comunicação e marketing turístico, especialista na criação de conteúdos, identidades gráficas e na gestão de marcas turísticas. 

Saiba mais

Criação de suportes promocionais

Desenvolvemos suportes comunicacionais para o turismo que permitem às empresas e destinos turísticos e reforçar a sua notoriedade no mercado e melhorar a qualidade da informação disponível. Todos os materiais integram um processo estratégico e criativo para alcançar os públicos-alvo e dar resposta às suas necessidades em todos os momentos da experiência turística.

Saiba mais

Organização e gestão de eventos promocionais

O IPDT apoia na organização e coordenação de presstrips, blogtrips e famtrips, dispondo de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais. Todos se encontram devidamente segmentados de acordo com a sua área/interesse de conteúdo e peso de influência nos mercados desejados. 

Saiba mais
Destinos Turísticos

Planos estratégicos de desenvolvimento e marketing turístico

Analisamos de forma integrada

  • a oferta e o nível de atratividade
  • a procura atual e potencial
  • o desempenho e o impacto económico do turismo

Damos resposta a questões essenciais do desenvolvimento turístico

  • Como transformar os recursos em produtos turísticos com atratividade nacional e internacional?
  • Como envolver os residentes no desenvolvimento do turismo?
  • Como levar os turistas ao destino?
  • Como captar turistas internacionais nos mercados de origem?
  • Como garantir a sustentabilidade do desenvolvimento turístico?

Garantimos resultados

  • Envolvimento e apoio dos residentes na estratégia para o turismo
  • Aumento da notoriedade nacional e internacional
  • Aumento dos fluxos turísticos
  • Atração de investidores e novos negócios
  • Crescimento económico multi-setorial
  • Sensibilizar para a importância da sustentabilidade do desenvolvimento turístico

O IPDT foi a consultora responsável pelo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal.

Conheça os Planos Estratégicos de Turismo desenvolvidos pelo IPDT – Consultoria em Turismo.

Conheça a nossa metodologia
Empresas e Destinos Turísticos

Consultoria em turismo e marketing

Recorremos a metodologias próprias e produzimos relatórios operacionais que orientam a implementação das propostas

  • Assessoria ao desenvolvimento de empresas turísticas
  • Planos de negócios e estudos de viabilidade económico-financeira de projetos turísticos
  • Criação e gestão de marcas

O IPDT dispõe um Pacote de Horas, onde o cliente pode utilizar onde, como e quando necessitar.

O “GANHAR” – Pack de Horas IPDT – é resposta ideal para quem procura apoio esporádico em áreas distintas e não tem tempo a perder. Um pack de horas sem prazo de utilização para gastar no que lhe for mais conveniente. Deixe connosco!

O GANHAR integra a consultoria do IPDT nas seguintes áreas:

  • Estratégia em Turismo
  • Marketing Turístico
  • Marketing digital para o Turismo
  • Estudos de mercado
  • Estatística
  • Desenvolvimento turístico sustentável
  • Design gráfico
Conheça este produto
Empresas e Destinos Turísticos

Criação de suportes de comunicação e promoção

Conhecemos profundamente, através de monitorização contínua, os mercados, os comportamentos de consumo e os gostos dos turistas.

Sabemos exatamente que elementos devem constar da comunicação para garantir a utilidade, a pertinência e a eficácia de cada suporte produzido.

  • guias turísticos
  • brochuras turísticas
  • mapas turísticos
  • merchandising

O IPDT possui um departamento interno de comunicação, design e marketing turístico. 

Os projetos desenvolvidos pelo IPDT contam com os inputs da equipa interna de comunicação, design e marketing turístico, que analisa o mercado e as suas tendências de consumo, ajustando a estratégia e a abordagem para otimizar o processo de divulgação, promoção e comercialização de empresas e destinos turísticos.

O IPDT esteve na origem de várias identidades gráficas de marcas turísticas nacionais e internacionais, bem como no desenvolvimento dos respetivos suportes de comunicação e merchandising.

Empresas e Destinos Turísticos

Organização e gestão de eventos promocionais

Eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos

Dispomos de uma base de contactos composta por operadores turísticos, agências de viagens, DMC’s, imprensa especialista e bloggers/influencers digitais nacionais e internacionais, que nos permite organizar e gerir eventos de apresentação e familiarização de destinos turísticos.

As nossas famtrips, presstrips e blogtrips têm-se constituído como ferramentas de comunicação e promoção muito eficazes do ponto de vista da alavancagem da notoriedade de destinos turísticos.

O processo destes eventos passa por três fases de familiarização com o destino com resultados de aumento dos fluxos de turistas:

  • Conhecimento
  • Reconhecimento
  • Recomendação

Organização e preparação da presença estratégica em feiras do turismo, ou especializadas nos produtos turísticos.

A presença em feiras, ou eventos similares, apenas faz sentido com orientação estratégica e com objetivos de alcance de resultados bem definidos. O IPDT, orienta os seus clientes na ótica da participação, através das seguintes ações:

  • Escolha dos eventos
  • Definição da estratégia de participação
  • Assessoria à operacionalização do modo de presença e estabelecimento de contacto
  • Avaliação da presença

Conheça alguns Projetos do IPDT®

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo

Direção Regional de Turismo dos Açores

Estratégia de Marketing Turístico

Turismo do Porto e Norte de Portugal

Estratégia de Marketing para o Turismo

SRETC da Madeira

Plano de Marketing para o Turismo

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde

Plano de Comunicação da Reserva Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês

ADERE - Peneda-Gerês

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo

Município de Melgaço

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo

Município de Amarante

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico

Município de Vale de Cambra

Campanha Todos Fazemos Parte

SREAT Açores

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo

Município de Santa Maria da Feira

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico

Município de Vila do Conde

Campanha Gaia Tourism: Take the Ocean Home

Município de Vila Nova de Gaia

Rebranding da Marca Peniche Capital da Onda

Município de Peniche

Branding Visit Vila do Conde

Município de Vila do Conde

Branding Parque de La Salette

Parque de La Salette

MAIS INFORMAÇÕES E ORÇAMENTOS