Estudos

A melhor ferramenta para o sucesso das empresas e destinos turísticos é estudar o mercado e as suas necessidades, assim como acompanhar as tendências e conhecer os consumidores.

4 ferramentas para alcançar melhores resultados

Os estudos permitem tomar melhores decisões. Com os outputs gerados é possível alcançar públicos e mercados de forma segmentada, especializada, conseguindo atingir os melhores resultados.

Desde estudos de mercado à avaliação de eventos, defendemos que o compromisso com a análise e monitorização é fundamental para um negócio de sucesso.

Porque deve avaliar eventos?
1

Estudar o Perfil do Turista

Quem são os nossos turistas? Conhecer os comportamentos, as necessidades, os gastos, as motivações, a forma de organização da viagem, o nível de satisfação e as intenções de voltar.
2

Analisar o Mercado e a Concorrência

Qual o comportamento do mercado e como se prevê a sua evolução? Qual o desempenho do meu negócio comparado com os principais concorrentes?
3

Avaliar a notoriedade das marcas

Qual o alcance nacional e internacional da minha marca?
Qual o posicionamento da minha empresa ou do meu destino?
Como é que o mercado perceciona a minha marca?
4

Avaliar o Impacto Mediático

Qual o impacto mediático online e offline das campanhas de marketing e dos eventos? Qual o retorno do investimento?

A nossa abordagem

Estudamos aprofundadamente cada caso e entregamos o conhecimento e as orientações necessárias aos nossos clientes.

Contacte-nos

Analisamos a situação

Identificamos o problema e definimos os objetivos e os resultados a alcançar

Definimos o método mais adequado

Estruturamos os estudos, definimos o método de amostragem e os instrumentos de recolha de dados.

Recolhemos e analisamos os dados

Fazemos recolhas de dados primários e secundários e recorremos às técnicas de análise qualitativa e quantitativa mais adequadas ao objeto de cada estudo.

Entregamos conhecimento

Apresentamos os resultados estrategicamente organizados para facilitar a interpretação e a implementação de recomendações.

Estudo IPDT®

Perfil do Turista do Porto e Norte de Portugal

O estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal (PNP) que chegam por via do Aeroporto do Porto é um projeto do IPDT, iniciado em 2008, em parceria com a ANA – Aeroporto do Porto.

Algumas das variáveis analisadas no estudo
  • Perfil Sociodemográfico
  • Motivação de viagem
  • Método de compra
  • Organização da viagem
  • Atividades desenvolvidas no destino
  • Gasto médio na região
  • Índice de satisfação e Intenção de regressar
Compre a última atualização
Estudo IPDT®

Intenções de Férias dos Portugueses

O estudo das Intenções de Férias dos Portugueses é um projeto do IPDT, iniciado em 2009, em parceria com a Soltrópico – Operador Turístico. O estudo visa analisar e compreender os comportamentos de férias dos portugueses nas épocas de verão e natal.

Alguns resultados – Natal e Ano Novo 2019/2020
  • 60% dos portugueses viajam neste período
  • 70% dos que viajam, fazem-no em Portugal
  • Visita a familiares e amigos é a principal motivação
  • Estada média: 4,15 noites
  • Dimensão do grupo: 2,43 pessoas
  • Gasto médio por pessoa: 180 €
Download da última edição

Conheça alguns Projetos do IPDT®

Perfil do Turista do PNP

ERT Porto e Norte de Portugal

Lugares Património Mundial do Centro de Portugal

Turismo do Centro de Portugal

Impacto Mediático e Perfil do Visitante de Eventos

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Perfil do Turista que visita os Açores

Direção Regional de Turismo dos Açores

Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Património da CIRA

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Ria de Aveiro – Estudo dos Públicos Turísticos e Perceção do território

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Programa de Hospitalidade Turística da Região de Aveiro

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Perfil do visitante do Museu FC Porto e Estádio do Dragão

Museu do Futebol Clube do Porto by BMG

Estudo de Notoriedade do Museu FC Porto

Museu do Futebol Clube do Porto by BMG

Implementação da Taxa Turística da RAM

Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira

Estudos a Mercados Emissores

Quinta da Pousadela

PARA MAIS INFORMAÇÕES E ORÇAMENTOS