O Festival Eurovisão da Canção teve a sua primeira edição em 1956 e, desde a sua fundação, tornou-se num dos maiores eventos não desportivos a nível mundial. Trata-se de um concurso de canções organizado pela União Europeia de Radiodifusão, onde apenas participam países europeus, à exceção da Austrália, que integrou o concurso em 2015 na celebração dos 60 anos do mesmo.
O evento é o palco ideal para cada país transmitir a sua cultura, língua e costumes, sendo que durante o período em que o festival ocorre, os destinos concorrentes beneficiam de uma enorme visibilidade a nível mundial.
Por regra, o país vencedor acolhe o evento no ano seguinte, e apesar do investimento que a organização acarreta, o retorno e o impacto económico e social da Eurovisão, revelam-se uma grande oportunidade. Num estudo realizado por Henrik e Sara Linden, no momento da votação, o público do festival não pondera apenas a canção, mas também o país que irá receber o concurso no ano seguinte.
Conheça alguns casos de sucesso de destinos que viram a sua visibilidade internacional aumentar por via do Festival
Baku, 2012 – A 57ª edição da Eurovisão, que se realizou na cidade de Baku, no Azerbaijão, em 2012, teve como tema principal “Light Your Fire”, que refletiu o posicionamento do país como destino do fogo (“The Land of Fire”). Durante esse período a cidade recebeu quase o dobro de turistas internacionais em comparação com o ano de 2011.
Estocolmo, 2016 – Durante a semana de competição, Estocolmo gerou um volume de negócios de 27,5 milhões de euros e os visitantes gastaram em média 720 euros na cidade.
Roterdão, 2021 – No ano de 2021, a edição arrecadou mais de 183 milhões de telespetadores em mais de 36 países, e cerca de 50 milhões de pessoas assistiram ao festival através do canal oficial de Youtube da Eurovisão. Nesse ano, mais de 200 milhões de pessoas viram o festival e, por consequência, conheceram mais sobre a cidade de Roterdão e os Países Baixos.
Turim, 2022 – A edição de 2022 teve uma audiência de quase 200 milhões de telespetadores e mais de 60 mil espetadores no recinto, ao longo dos 3 espetáculos (1ª semifinal, 2ª seminal e final).
A 66ª edição do festival revelou-se uma excelente oportunidade para destacar a oferta turística, cultural e gastronómica da cidade de Turim e de toda a Região de Piemonte. De forma a potenciar ao máximo os benefícios que este megaevento traz, a cidade de Turim acolheu as várias delegações e os media convidados, apresentando o território e a oferta turística, em colaboração com o Turismo Torino e o VisitPiemonte.
O impacto económico criado pela Eurovisão, em Turim, foi de cerca de 100 milhões de euros. Destes, 23 milhões de euros resultaram diretamente do setor turístico e o restante equivale à publicidade internacional gerada. Turim registou um crescimento de 18% no número de visitantes durante a semana do evento, e um aumento de 68% no número de dormidas, em comparação com o período homólogo do ano anterior. No total, cerca de 55 mil visitantes estiveram na cidade, exclusivamente, para o Festival Eurovisão da Canção e estima-se que mais de 400 milhões de pessoas tenham sido alcançadas pelas ações promocionais.
A Eurovisão em Portugal
No ano de 2018, realizou-se em Lisboa a 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção, após a vitória de Salvador Sobral em Kiev (2017). Geralmente, nas outras edições os artistas filmam os seus vídeos de apresentação nos países de origem, contudo, a edição realizada em Lisboa contou com uma novidade: o Turismo de Portugal, juntamente com a organização do festival, conseguiu que todas as delegações participantes viessem a Portugal filmar as suas apresentações, que são mostradas antes de cada atuação.
Foram, assim, produzidos 43 vídeos short por todo o país, promovendo a oferta diversificada de Portugal, junto de um mercado de cerca de 200 milhões de telespetadores. A seleção dos locais e dos países que iam filmar em cada um deles foi pensada e fundamentada de forma a promover cada região turística junto do mercado com maior impacto potencial. Por exemplo, nos Açores foi filmado o vídeo da candidata que representava o Reino Unido, no Algarve, decorreu o vídeo da artista da Finlândia e, na Madeira, o do concorrente alemão.
De acordo com a AHRESP, o impacto económico da Eurovisão em Portugal foi de cerca de 100 milhões de euros. A Airbnb afirma que durante a semana do festival, ficaram hospedadas cerca de 54 mil pessoas em estabelecimentos registados na plataforma, com origem em mais de 100 países.
Acolher a Eurovisão é uma oportunidade imperdível, sendo que além de trazer um grande retorno económico é um dos eventos mais mediáticos do mundo e oferece uma enorme visibilidade ao país organizador. No ano de 2018, estavam no evento 2 mil jornalistas, oriundos de mais de 80 países, que não abordam apenas o evento, mas também o destino onde este acontece.
Fontes: Publituris; Dinheiro Vivo; Expresso; Advanced Television; Linden, H. & Linden, S. (2018); Kongres Magazine; Eurovoix News; Byevisa