Formação

Assumimos o compromisso na qualificação especializada de gestores de empresas e destinos turísticos através de programas desenhados à medida.

Como podemos ajudar

Conhecimento e Contacto

Programas especializados em áreas fundamentais para o crescimento turístico, com elevado foco na criação de redes entre profissionais do turismo com interesses comuns.

Fale Connosco

Formação In-Company

Abordagem de action learning, que privilegia a experiência como cenário da aprendizagem. Customizamos todos os conteúdos da formação ao perfil e necessidade de cada organização.

Fale Connosco

Formação One-To-One

Programas de aquisição de conhecimento técnico especializado para profissionais que assumam ou venham a assumir responsabilidades de liderança em empresas ou destinos turísticos.

Fale Connosco

Áreas de Especialização

Sustentabilidade em Turismo

Preparamos os profissionais para ultrapassar e responder aos desafios que se impõem ao desenvolvimento turístico sustentável: proteção do ambiente, preservação de património natural e cultural, criação de emprego e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Estratégia e Planeamento em Turismo

Damos a conhecer as várias opções estratégicas de desenvolvimento turístico, assim como as ferramentas e métodos de planeamento disponíveis para auxiliar medidas de implementação conducentes ao crescimento sustentável.

Comunicação e Marketing em Turismo

Preparamos os profissionais do turismo para desenvolver Planos de Comunicação Integrada, assim como para acompanhar, implementar e monitorizar ações de marketing turístico online e offline.

Desenvolvimento de Produto Turístico

Ajudamos a pensar e a elencar os recursos turísticos com potencial de desenvolvimento e a encontrar a melhor forma de os transformar em produtos turísticos de alto valor acrescentado.

Ações IPDT

150

Ações dinamizadas

3000

Organizações capacitadas

10000

Profissionais envolvidos
Programa de Qualificação

ALA+T – Qualificar para o Turismo

ALA+T (Administração Local Autárquica + Turismo) é um programa do IPDT com apoio do Turismo de Portugal, que visa qualificar, nas áreas do turismo, técnicos e quadros superiores da administração local autárquica. Os módulos são ministrados pelos diretores de departamento do Turismo de Portugal e especialistas internacionais do setor.

As duas edições realizadas contaram com a presença de mais de 230 participantes em representação de 120 entidades públicas (Câmaras Municipais, Entidades Regionais de Turismo, Comunidades Intermunicipais e Associações de Municípios).

Saiba mais
Programa de Capacitação

Açores Recebe Bem

Em parceria com a Direção Regional de Turismo dos Açores, o IPDT dinamizou um programa presencial de capacitação para uma ‘cultura de serviço de bem-receber’ no destino, dirigido aos agentes económicos da cadeia de valor do turismo.

Este programa promoveu a realização de workshops em todos os concelhos da região, e contou com a presença de mais de 600 empresários. No final do programa, considerando os inputs dos agentes, o IPDT desenvolveu o Manual ‘Açores Recebe Genuinamente Bem’ que define o padrão de serviço do turismo dos Açores.

Saiba mais
Programa de Formação Online

Clean & Safe Açores

O IPDT foi a entidade responsável pela coordenação e implementação da formação “Clean & Safe”, promovida pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo e da Secretaria Regional da Saúde, com orientações específicas para as 9 ilhas.

Para a atribuição do selo “Clean & Safe”, todos os empresários do turismo foram convidados a assistir a sessões de formação online sobre as medidas de prevenção e segurança específicas da sua área de atuação. No total foram dinamizadas 25 ações de formação dedicadas aos diversos setores de atividade da cadeia de valor do turismo dos Açores.

O Programa contou com a presença de mais de 1.900 pessoas em representação de mais de 1.500 empresas.

Saiba mais
Programa de Capacitação

Educar para o Turismo

O Educar para o Turismo é um programa de action learning do IPDT, em parceria com a Global University for Lifelong Learning (GULL], o Turismo de Portugal e a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Trata-se de um programa de capacitação transversal, dirigido a profissionais da área do turismo (entidades públicas e privadas). Esta formação permite aos profissionais uma atualização de conhecimentos dentro das suas áreas de atuação, de forma continuada, por via de ações presenciais e à distância.

O IPDT dinamizou várias ações desta natureza, envolvendo entidades da administração local e regional.

Ensino Pós-Graduado

MBA em Turismo

O IPDT trouxe a Portugal o primeiro MBA em Turismo, em parceria com Universidades nacionais e internacionais, tendo graduado mais de 160 profissionais do setor de entidades públicas e privadas.

Este programa, através do projeto associado ‘Academia Aberta de Turismo’, foi distinguido pela Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2008, como um caso de excelência na investigação e ensino a nível mundial.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E ORÇAMENTOS