Nasceram na era das tecnologias de informação e usam-nas de forma tão natural e intuitiva como respirar. A geração Z é a nova vaga de consumidores que está a chegar ao mercado e importa, mais do que nunca, saber como se comportam e quais as suas preferências.
Quem são?
A Geração Z inclui os nascidos entre 1995 e 2010. Atualmente são, na sua maioria, menores de idade que ainda vivem com os pais. São a geração do futuro e, apesar de ainda estar em formação, começa já a ser estudada pelas empresas. Os Z sucedem aos Millennials, aquela que afirmavam ser a geração mais preparada de sempre. Se os Millennials acreditavam que o mundo estava cheio de possibilidades para alcançar e de sonhos para realizar, os Z são bem mais realistas e práticos, e parecem utilizar todos os meios ao seu dispor para alcançar objetivos. Trata-se de uma geração inovadora, dinâmica, empreendedora e criativa.
Setor do turismo
O uso da tecnologia é crucial para este tipo de consumidores. As redes sociais e o uso da internet, em geral, constituem meios de socialização muito importantes para esta geração, uma vez que, além de estarem em contacto quase permanente com conhecidos e amigos, dedicam também parte do seu tempo a pesquisar informações de destinos e novos produtos em diferentes plataformas.
Conscientes do crescente desempenho da tecnologia e dispositivos móveis, e de forma a responder às necessidades e exigências deste público, várias cadeias hoteleiras consideram importante ter em conta, por exemplo, a Internet of Things, desenvolvendo ações que possibilitem aceder aos diferentes serviços que oferece o hotel. Controlar dispositivos nos quartos com o telemóvel ou oferecer um serviço mais personalizado utilizando os bots (através dos quais o cliente pode consumir serviços do hotel em modo de “conversação”) são outras atividades que algumas cadeias hoteleiras estão a implementar.
As companhias aéreas também estão atentas a esta geração, pelo que a bordo dispõem de um conjunto de entretenimento, filmes, jogos, sistemas de carga e acesso gratuito à wifi. Outra caraterística fundamental que as companhias áreas têm em atenção é o preço, uma vez que esta geração controla muito bem o mundo digital e as compras online. Procuram a oferta mais proveitosa tendo em conta o tipo de viagem que pretendem realizar.
De forma a dar resposta a este público, é importante que as empresas desenvolvam estratégias de inovação adequadas, uma vez que estes consumidores exigem, constantemente, novos produtos.