As marcas têm apostado cada vez mais na promoção dos seus produtos através de influencers (bloggers, instagrammers, youtubers), e no turismo acontece exatamente o mesmo fenómeno.

A crescente importância dos influencers no processo de tomada de decisão dos turistas não deve ser ignorado pelas empresas e decisores da atividade turística.

Ainda assim, a verdadeira novidade de 2019 é a alteração do perfil do influencer, isto em termos globais. Hoje não são só os influencers que começaram nos seus quartos, sem seguidores que têm protagonismo nos canais digitais. Muitas celebridades começam a criar conteúdo nas suas redes sociais e acabam por influenciar as decisões e ações dos seus seguidores.

Todavia, em Portugal os influencers mais valorizados continuam a ser aqueles que se distinguiram exclusivamente na internet. Os vencedores* do “Prémio Influencers Feira das Viagens”, anunciados no início do mês de abril, assim o demonstram:

CATEGORIA BLOGGERS

Alma de Viajante – Filipe Morato Gomes

CATEGORIA INSTAGRAMMERS

Honeymooners – Joana e André Santos

CATEGORIA YOUTUBERS

Bumba na Fofinha – Mariana Cabral

 

O que é certo é que a seleção do influencer deve sempre depender do objetivo e estratégia que se pretende seguir para o destino ou negócio no setor do turismo.

Esta é uma das tendências do turismo identificadas e analisadas com detalhe no anuário “Turismo’19”. Uma edição a não perder!

 

* COMO FUNCIONOU A VOTAÇÃO: Entre 1 e 31 de março de 2019, utilizadores das redes sociais votaram num dos influencers pré-selecionados, registando-se no site www.premioinfluencersfeiradasviagens.pt, e escolhendo um só influencer por categoria.
>