Skip to main content

Como vender um evento sem o comunicar ao mercado? Como pode um evento agradar aos participantes sem uma comunicação transparente dos conteúdos abordados e intervenientes? Ou, ainda mais importante, como atrair patrocinadores se o evento não tem impacto nos meios online ou offline?

Esta publicação aborda um caso de boas práticas na comunicação de eventos – o Fórum Internacional do Turismo (FIT) – um evento anual que reúne os principais decisores e representantes do setor do turismo. A edição de 2016, cujo tema foi “Das tendências aos resultados”, contou com a participação de Ana Mendes Godinho (Secretária de Estado do Turismo), Yolanda Perdomo (Organização Mundial do Turismo), Nick Chiarelli (Future Foundation), bem como de representantes das principais entidades do turismo em Portugal.

A edição deste ano marcou também uma evolução ao nível da comunicação e dinamização do FIT. O online foi, sem dúvida, a principal aposta e os resultados dizem do sucesso da mesma.

IMPACTO ONLINE DO EVENTO

A estratégia de comunicação online do FIT’16 recaiu na utilização de redes sociais, website e de uma página específica para a inscrição. De referir ainda a transmissão online e em direto do evento no YouTube.

Uma das publicações mais bem sucedidas no Facebook resume os painéis e seus intervenientes. De forma orgânica, esta publicação chegou a cerca de 4.700 pessoas, gerando 30 partilhas e mais de 460 cliques.

IMPACTO OFFLINE DO EVENTO

Também no offline o impacto do FIT’16 se fez sentir. A pertinência do evento atraiu a comunicação social de conteúdo generalista e especializado, de âmbito regional e nacional, como demonstram os seguintes números:

32 notícias em meios de comunicação que corresponderam a um
AAV (Automatic Advertising Value) de cerca de 100 mil €

>