Quando querem viajar, qual é a principal fonte de informação dos turistas internacionais? Um estudo recente revela alguns dados surpreendentes.

Uma pesquisa realizada pela IPK International, que será publicamente apresentada no decorrer da ITB Berlim, em Março, refere que, hoje em dia, 82% das pessoas que viajam recorrem à internet como fonte de informação principal. Um número que há 10 anos atrás era de apenas 46%.

A pesquisa indica que as principais fontes de informação dos turistas internacionais são os websites de alojamento (45%), seguindo-se os websites dos destinos (37%), companhias aéreas (32%), agências de viagens online (26%), entre outros.

Principal fonte de informação digital dos turistas internacionais

Fonte: IPK International

Ao contrário do que seria expectável, apenas 19% dos viajantes internacionais recorrem a redes sociais como fonte de informação. Entre estes, os blogs de viagens são os mais influentes (10%), seguindo-se fóruns de viagens (8%) e só então as redes sociais (7%), como facebook e twitter.

Para além da internet, os turistas internacionais recorrem a informação de agências de viagens (33%), amigos e familiares (27%), guias de viagens (13%) e meios de comunicação social (8%).

Nesta perspetiva vale a pena refletir no papel das redes sociais nas estratégias de marketing digital. Além de serem uma opção de menor escolha para os turistas, estes dados revelam que plataformas como blogs de viagens têm mais influencia. Por outro lado, é de salientar o peso relevante que as agências de viagens continuam a ter enquanto fonte de informação para muitos turistas.